Está com sede? Água!

Beba Sem Medo

Está com sede? Água!

Nosso corpo é composto por 70% de água. Isso significa que ela é elemento fundamental para a nossa sobrevivência. Você tem o hábito de se hidratar? É comum encontrarmos as mesas de trabalho com garrafinhas ou copos de água, mas…

Está com sede? Água!

Nosso corpo é composto por 70% de água. Isso significa que ela é elemento fundamental para a nossa sobrevivência. Você tem o hábito de se hidratar? É comum encontrarmos as mesas de trabalho com garrafinhas ou copos de água, mas muitas pessoas ainda não compartilham dessa prática.
De acordo com a nutricionista e coach de emagrecimento Angelita Grebin Ewald, 48, da Clínica VivaLevemente Terapias Integrativas, além de ser vital, a água traz muitos benefícios ao organismo, como a absorção de nutrientes, vitaminas e minerais, regulação do intestino, prevenção de dores de cabeça, cãimbras e problemas renais. Também evita ressaca, inchaço e deixa a pele, unhas e cabelos mais bonitos.
Ela ressalta que os produtos de beleza agem melhor em uma pele hidratada e explica. “Para que cada célula do nosso corpo possa viver e trabalhar para nós, é necessário muita água para que as funções sejam bem executadas.”
Angelita orienta a não esperar sentir sede para beber água, porque quando isso acontece, é sinal de que o corpo já está desidratado. “Precisamos manter um equilíbrio hídrico para que o nosso sangue flua mais livremente em nossas veias e artérias, carregando nutrientes para Gastro_05que tenhamos mais vitaminas e energia para realizar as tarefas físicas e mentais.”
Segundo ela, é ideal beber entre 30 e 40ml por kg de peso de água por dia. Assim, se uma pessoa pesa 70 kg, o ideal seria ingerir cerca de 2,1l de água durante o dia. Cada pessoa é diferente, e essa medida também depende das atividades desempenhadas, qualidade da água que ingere, dos alimentos que consome e do funcionamento do intestino para uma boa absorção.
A profissional comenta que no verão as pessoas costumam tomar outras bebidas, como tônicas ou água com gás, por darem a sensação mais imediata de ‘matar a sede’. Mas ela orienta sobre a troca, porque a propriedade de cada bebida é diferente.
A tônica tem açúcar e outros aditivos químicos que podem engordar ou provocar inchaço, esclarece a nutricionista.
“A água mineral, com e sem gás, deve ser evitada principalmente por quem tem hipertensão ou problemas cardíacos ou renais, pois os minerais podem se agregar nas paredes das artérias.” Ela esclarece que a ingestão eventual não gera problemas, mas não deve virar um hábito.
Para aumentar o consumo de água, sugere deixar uma garrafinha de água em pontos estratégicos, como a mesa de trabalho, a sala de estar, o carro; comprar garrafinhas com marcadores de ml, e aceitar água quando outras pessoas oferecem.
Outro recurso muito usado são os aplicativos. No app Beba Água, por exemplo, o usuário informa cada vez que ingere líquido, e isso serve como dado para relatórios, facilitando a vida de quem quer ou precisa ter o controle da quantidade de água que precisa beber. Também indica a quantidade de água ideal para ser ingerida por dia.
Além disso, alguns elementos naturais também podem ser incluídos na hora de beber água, como cravo, pauzinho de canela, anis ou folhas de hortelã, para dar sabor. As águas saborizadas são boas ao organismo, porque, além de hidratar, têm a função de fornecer vitaminas e minerais. “O ideal é variar as frutas para obter nutrientes diferentes.”

Acompanhe
nossas
redes sociais