O Brasil e a cidade que eu quero…

Opinião

Adair Weiss

Adair Weiss

Diretor Executivo do Grupo A Hora

Coluna com visão empreendedora, de posicionamento e questionadora sobre as esferas públicas e privadas.

O Brasil e a cidade que eu quero…

Ainda que a campanha da Rede Globo – Que Brasil eu Quero – tenha sido direcionada aos interesses da telinha mais poderosa do país, ela serviu para algumas reflexões.
Nunca antes a população brasileira se interessou e participou tanto da política nacional. E o resultado já conhecemos: elegemos um político à moda antiga com discurso ufanista “moderno”, mas que usou de linguagem assertiva no alvo da inquietação popular.
Passada a euforia eleitoral e após organizada a equipe do novo governo, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, toma posse nesta terça-feira, em circunstâncias pitorescas, porém, carregadas de expectativas, assim como Lula, FHC e Collor. Todos eles – no seu tempo – marcaram no contexto histórico, político e econômico.
Bolsonaro assume com várias promessas, das quais muitas não cumprirá. Ainda assim, sua intenção e comunicação alinhadas com o sentimento popular servem de alento para a maioria e podem refletir em apoio popular além da costumeira “lua de mel” dos cem dias.
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Com ou sem apoio, pouco me interessa. O que eu espero é que o novo presidente tenha coragem para enfrentar o corporativismo em todas as instâncias, a começar pelo Judiciário e Legislativo, as duas esferas mais conversadoras e protecionistas do benefício próprio. Desejo que o futuro presidente e sua equipe estanquem ao menos parte da corrupção e evitem se enlamear com ela, assim como fez o “inocente e ético PT”, antes de sentar no “trono”.
O acerto do plano econômico de Paulo Guedes será essencial para o futuro governo surfar uma onda de aprovação no primeiro ano. Se confirmar a retomada do crescimento da economia, então Bolsonaro terá caminho favorável. Do contrário, abrirá corredor para a volta do sistema rejeitado que serviu para elegê-lo.
Como diz o ditado, “Se não posso mudar o país, então começo pelo meu quintal”. Muito mais que torcer por Bolsonaro, não me resta. Mas na cidade onde moro consigo acompanhar meus representantes legislativos e do Executivo. É de olho neles que é possível mudar os rumos dos investimentos e aplicação dos recursos públicos. Mais do que isso, por meio deles estabelecemos os planos, metas e normas que regem nossa cidade, bairro e nossa rua.
Analisar como estão trabalhando os vereadores, o prefeito e sua equipe de nossa cidade é tarefa de cada cidadão. Lajeado, Arroio do Meio, Encantado, Teutônia, Cruzeiro do Sul e Santa Clara do Sul, só para citar algumas, elegeram novos gestores em 2016. Outras cidades como Estrela e Taquari reconduziram seus prefeitos que já completaram seis anos no poder. Quais são suas ações e legados neste período. E qual a promessa de todos para os dois anos restantes.
É hora de cada eleitor se perguntar e observar seus representantes, pois estão sendo pagos com o imposto dos cidadãos.
Olhar para Bolsonaro é importante, tanto quanto olhar para os eleitos e reeleitos há pouco tempo em nosso quintal.


Ney Lazzari

Conhecimento europeu

O reitor Ney Lazzari da Univates – que completa 50 anos de Ensino Superior no Vale – prepara uma temporada de estudos no exterior. Acompanhado da esposa e professora Lisete Lazzari, o líder maior da universidade pretende aproveitar o período de um trimestre para conhecer e se inspirar em alternativas e inovações que sirvam para a universidade e a região. Espanha e Portugal estão entre os destinos.


Canetaço em Lajeado

O lajeadense, Douglas Sandri, suplente de deputado estadual pelo NOVO, e o deputado federal, Marcel Van Hatten, do mesmo partido, peregrinaram por Brasília nesta semana. Entre as audiências, uma foi com o futuro ministro de Infraestrutura, o engenheiro Tarcísio Gomes de Freitas. Na ocasião, Freitas adiantou que pretende assinar o contrato de concessão da BR-386 à iniciativa privada ainda em janeiro, ato solene no Rio Grande do Sul. A solicitação foi de que o evento fosse em Lajeado.


Cartas nos bastidores

O empresário Celso Cervi mais uma vez articulou a vitória da mesa diretora da câmara de Lajeado. Ele dá as cartas dentro do MDB, mas em ascensão sobre vários partidos, inclusive sobre setores do próprio PP. Lorival Silveira representou a carta na manga que derrubou Waldir Gisch (PP), o qual contava certo com a vitória contra Neca Dalmoro (PDT).
A eleição da mesa diretora é um sinal de como serão os próximos dois anos no Legislativo de Lajeado.


Licitação de agência

Quase 1 milhão de reais passarão pela conta publicitária da agência que vencer o certame na prefeitura de Lajeado. A fase é de análise das propostas e há pelo menos oito concorrentes, nenhuma de Lajeado. O valor anual é semelhante ao do governo anterior. Faz dois anos que Lajeado não tem agência e divulga quase nada.


Pesquisa, revista e inovação

A Hora prepara pesquisa e revista especial para o dia 26 de janeiro, quando Lajeado completa 128 anos de emancipação. O enredo da publicação trará uma pesquisa de avaliação do governo Caumo, do Legislativo e uma análise do movimento liderado pela chamada “Tríplice Hélice”.
Integrado pela Prefeitura de Lajeado, Univates – que completa 50 anos de Ensino Superior – e Acil, rumo aos cem anos, o movimento vislumbra um plano inovador para Lajeado até 2040. E nesta seara complexa, A Hora traduzirá e compilará a publicação inédita sobre o enredo de planos e prioridades em curso.
A novidade da revista, além do conteúdo jornalístico exclusivo e analítico, será a publicidade. Os anúncios ou conteúdos das empresas permearão uma estratégia e provocação sobre o que pensam as marcas e seus líderes em relação ao futuro da cidade.
O Estúdio A Hora preparou uma ideia inovadora, na qual parcela de anúncios e conteúdos publicitários adentram para a opinião. É a primeira vez que a equipe comercial adota essa prática, em formato multiplataforma, com a integração de canais de modo que as marcas possam elevar sua influência e envolvimento.


Grupo A Hora

Os rumos em 2019

Nas páginas 8 e 9, o Grupo A Hora explicita seus planos e metas para o que começa. O foco será consolidar os produtos premium – jornais e revistas impressas – , e ampliar a atenção ao Portal A Hora. Novas unidades de negócios, como a editora, os núcleos de pesquisas e eventos, e a ampliação dos serviços de logística permitem antecipar um ano de muito trabalho, oportunidades e soluções em inovação aos parceiros, assinantes e anunciantes do A Hora.
O ano de 2018 foi tensionado para as marcas, mas teve um sabor especial para o A Hora – não apenas pelo crescimento – mas pela consolidação de projetos e ações importantes como o PENSE – Programa de Ensino e Educação, a revista Valores e o anuário TUDO.
As alianças e parcerias estabelecidas ao longo do período servem de estímulo e bússola que indica novos e virtuosos horizontes nos próximos anos.
Um abraço fraterno a todos os assinantes e parceiros. Estaremos juntos em 2019, com mais energia, saúde e ações inovadoras!
 

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