A incubadora tecnológica da Univates (Inovates) receberá duas novas startups, nas áreas de educação e tecnologia. Aprovadas em dezembro, a Younder Education e da Quintos Tecnologia completam a lista das nove empresas que passaram a integrar a Inovates em 2018.
A Quintos Tecnologia criou um sistema que permite aos funcionários de uma empresa o registro de horários de trabalho de forma remota. Sócio da startup, Ederson Balbinot afirma que a infraestrutura do Tecnovates e o apoio das mentorias oferecidas pelo Inovates são fundamentais para o desenvolvimento do negócio.
“Fazer parte do Tecnovates e da Inovates também significa estar próximo de outras empresas pensando em inovações, podendo futuramente surgir boas parcerias”, destaca.
Já a Yonder Education é uma plataforma que visa facilitar o intercâmbio acadêmico. A empresa realiza workshops mensais, com oficinas curtas, que auxiliam na organização e na realização da viagem.
Para a qualificação das propostas, foram avaliados critérios como capacidade empreendedora da equipe, grau de inovação do produto e/ou modelo de negócio, previsões de investimento e retorno, estratégias de mercado e preparo técnico/gerencial dos sócios.
Avaliação criteriosa
Gestor da Inovates, Michel Machado afirma que as avaliações para incubação passam por uma banca formada por representantes da Univates e empresários. Nela, são analisados critérios como capacidade empreendedora da equipe, grau de inovação do produto ou modelo de negócio, previsões de investimento e retorno, estratégias de mercado e preparo técnico/gerencial dos sócios.
Segundo ele, a banca de incubação é um dos momentos mais importantes no ciclo das startups na incubadora. “É a oportunidade em que os empreendedores apresentam os planos de negócios de suas empresas, que resultam de muita dedicação durante o desenvolvimento de suas ideias e de muito trabalho com os mentores da Inovates.”
Além de Machado, participaram da banca avaliadora a diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp; a coordenadora administrativa do Tecnovates, Cíntia Agostini; o gerente do Escritório de Relações com o Mercado (ERM), Cristiani Reimers; o vice-reitor, Carlos Cyrne; e os professores Natali Valadão, Odorico Konrad e Junior Roberto Willig.
O secretário de Planejamento de Lajeado, Rafael Zanatta, e o representante do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Gilmar Neitzke, também participaram da avaliação dos projetos.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br