Promessa de novas parcerias
Uma comitiva do Vale do Taquari esteve em Porto Alegre no dia 19 para agradecer a participação do Sistema Ocergs/Sescoop/RS na Expovale 2018.
Participaram o prefeito Marcelo Caumo, o presidente da feira 2018, Valmor Scapini, o presidente do evento de 2020, Miguel Arenhart, e o gerente da Acil, Antonio Juarez da Silva.
Recebidos pelo presidente e pelo diretor técnico do sistema, Vergílio Périus, e Irno Preto, respectivamente, trataram sobre a possibilidade de tornar sistemática a participação da Ocergs/Sescoop/RS nas futuras edições da Expovale.
A participação das cooperativas na feira, em um espaço próprio, foi considerada um sucesso e colocou o modelo de negócio no centro das discussões do evento, evidenciando o potencial do associativismo no Vale do Taquari.
Preparados para 2019
A última reunião-almoço da Cacis de 2018 buscou preparar os empresários para o ano que inicia. Administrador e professor de pós-graduação da Faculdade La Salle, Emerson Luis de Vargas falou sobre a evolução no mundo do trabalho e as consequências de uma era em que a mão de obra humana está sendo substituída por máquinas.
Para ele, o futuro aponta para um caminho contrário, e as empresas terão que investir na humanização. “Aliar qualidade do ser humano às máquinas será de extrema importância para o gestor nos próximos anos, algo que se intensifica a partir da reforma trabalhista.”
Conforme o palestrante, 2019 será um ano de adaptação à era digital e da tecnologia, e as empresas precisam focar nas pessoas para evoluir. “Não contrate funcionários, e sim colaboradores que queiram empreender e que tenham na vida pessoal o mesmo propósito da empresa.”
Balanço de 2018
A presidente da CIC-Teutônia, Mariza Wolf, e a secretária-executiva, Carina Bolfe, apresentaram os resultados e o balanço das atividades desenvolvidas pela entidade em 2018. Para Mariza, em um ano atípico, marcado pelas incertezas políticas e econômicas, o exercício encerra de forma positiva.
Com 495 associados, a CIC-Teutônia realizou mais de 30 treinamentos, com a participação de 2,7 mil pessoas. No setor do SCPc, foram 89,9 mil consultas e 14,2 mil registros até o mês de novembro.
A entidade ainda apresentou dados sobre o Parceiros Voluntários, o trabalho de assessoria e relacionamento com os associados e da realização de promoções e eventos como a Festa de Maio, a Teutofrangofest e a campanha de Natal Teutônia Show de Prêmios.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br