Empresa define ações e prioridades para 2019

Vale do Taquari - Grupo A Hora

Empresa define ações e prioridades para 2019

Após consolidar posicionamento de Grupo, 2019 será de reformulação multiplataforma para ampliar produtos e serviços

Empresa define ações e prioridades para 2019
Vale do Taquari

O ano de 2018 foi de avanços em diversas áreas na empresa A Hora. A mudança mais significativa que impacta nos próximos períodos foi o posicionamento de Grupo A Hora. O status permite ampliar o espectro de produtos e serviços próprios e para terceiros.

Segundo o diretor-geral, Adair Weiss, a posição de grupo ganhou forma no último ano, com a implementação de novas unidades de negócios. “Quando começamos, em 2002, não fazíamos ideia do crescimento. O esforço pela melhoria contínua e as alianças estratégicas com setores importantes da sociedade foram os principais fatores, acredito.”

Mais que um jornal, o A Hora ampliou sua atuação e avançou para áreas inexploradas pela maioria dos jornais. “Criamos nossa própria identidade e jeito de fazer. Fincamos raiz na produção de conteúdo de qualidade, a ponto disso ser a linha mestra do restante.”

A criação de novos produtos e serviços, como o estúdio de conteúdo para marcas, ampliou o atendimento aos anunciantes e mesmo não anunciantes. Hoje, para contratar o Estúdio A Hora, a marca não precisa anunciar nos veículos do A Hora. “Claro que isso ocorre naturalmente, mas já temos a capacidade de entregar soluções pensadas e customizadas às marcas, com curadoria do A Hora”, resume o diretor comercial, Sandro Lucas.

Grupo A Hora é dirigido por Adair Weiss, Fernando Weiss e Sandro Lucas

Grupo A Hora é dirigido por Adair Weiss, Fernando Weiss e Sandro Lucas

O núcleo de pesquisas abriu outra frente de atuação. O lançamento da pesquisa TOP 100 marcou a estreia do novo negócio, que atualmente está à disposição do próprio A Hora e de terceiros, que podem contratá-lo para estudos e levantamentos customizados.

O setor de eventos e projetos ganha intensidade a partir de ações na área de negócios, empreendedorismo e inovação. A aproximação com as comunidades e entidades também permite avanços, que refletem no aumento do número de assinantes, embora a maioria dos jornais amargue situação inversa. Tanto o diário A Hora quanto o semanário AH Regional reverteram a curva de declínio. Atualmente, chega a nove mil exemplares a tiragem dos dois jornais no fim de semana, a maior parte entregue para assinantes.

A editora é uma das mais recentes apostas do grupo. Além de revistas, guias e publicações especiais, também passa a editar livros. Autobiografias, histórias empresariais e outras obras fazem parte do escopo de publicações.

A estrutura abrangente da logística própria permitiu projetar mais uma frente de negócios. Em 2019, a empresa Eficiência Logística, hoje com mais de 30 funcionários diretos e indiretos, alcança centenas de bairros e comunidades do Vale do Taquari, quase todos os dias. Além de entregar os dois jornais e revistas do grupo, a unidade passou a prestar serviços para terceiros, trabalho que será ampliado em 2019.

a hora

Outras iniciativas pautam o dia a dia no A Hora, entre elas, a área social. Por meio do fundo Assinante Solidário, o A Hora desenvolve ações como o PENSE – Programa de Ensino e Educação, o qual será repetido em 2019.

“Todos os produtos e serviços buscam a eficiência e qualidade” diz o diretor editorial e de produtos, Fernando Weiss. “O principal desafio dos jornais e dos grupos de comunicação está justamente na entrega de conteúdo original, autêntico e relevante, que não seja mais do mesmo. O consumidor de informações e conteúdo está bem mais exigente, o que força a produção de um jornal melhor. E isso é bom.”

É com essa convicção que o principal veículo do grupo – o diário A Hora – e o Portal A Hora são encarados pelos profissionais da redação. O foco na produção de conteúdo relevante e exclusivo é a tônica. “Em meio à overdose de informações vindas de todo lado, não podemos perder nossa essência e relevância. Manter olhar crítico, incisivo e questionador, a fim de contribuir para a evolução permanente da sociedade. Ou seja, fazer jornalismo profissional e independente.”

Sede do grupo fica em prédio de três andares na Av. Benjamin Constant, no centro de Lajeado

Sede do grupo fica em prédio de três andares na Av. Benjamin Constant, no centro de Lajeado

Formação profissional

Atualmente, o Grupo A Hora seleciona mais de uma dezena de profissionais para integrar a equipe a partir de 2019.

A dificuldade (não só do A Hora) em selecionar e encontrar profissionais especializados em determinadas áreas será outro tema em discussão ao longo de 2019. O drama latente é manifestado pelos empresários de diferentes setores do mercado, motivo pelo qual muitas empresas buscam profissionais em outras regiões.

Para estimular e despertar a profissionalização, principalmente, na área tecnológica e de inovação, o grupo A Hora criará um hub de inovação, que aposta num ambiente criativo permanente dentro da empresa, mas que se conectará com movimentos de empreendedorismo externos, seja da região ou fora dela.

Avanço digital e aposta na inovação

O ano de 2018 foi de grandes avanços e aprendizados para o A Hora. A empresa consolidou alianças, ampliou produtos, criou projetos – Pesquisa TOP 100, revista Valores, etc –, inovou e reformulou seu negócio, transformando-o em grupo de comunicação. Para 2019, o Grupo A Hora reafirma seu compromisso com o Vale do Taquari e anuncia suas metas e prioridades para avançar mais:

Jornal A Hora – Principal produto do grupo, o jornal diário segue no escopo de atenção e prioridades. Ampliará os fóruns e debates com a sociedade, de modo que seu conteúdo traduzido nas páginas do jornal possa ser cada vez mais relevante e indispensável aos leitores.

Portal A Hora – A plataforma digital receberá investimentos e dedicação arrojados. Nova interface com aplicativos e tecnologias modernas servirão de estímulo aos leitores e de ferramenta à equipe de profissionais que serão incorporados. A meta é preparar o portal para ser um dos mais acessados na região e consolidá-lo como referência a quem busca informação de qualidade.

Jornal AH Regional – Segundo jornal do grupo, o semanário circula na região alta – sede em Boqueirão do Leão – pautará 2019 no crescimento de assinantes e anunciantes, com foco no jornalismo comunitário.

Estúdio A Hora – Núcleo de produção de conteúdo para marcas, ampliará seu espectro de clientes e serviços. A produção e desenvolvimento de conteúdo customizado e especializado para marcas terá cada vez mais formatos e linguagens para atender a demanda crescente de empresas, agências e escritórios de branding.

Núcleo Pesquisa – Por meio de parcerias com o Instituto Methodus e Nexus, o setor ampliará sua atuação para entregar estudos e dados aos próprios veículos do Grupo A Hora, bem como a terceiros.

Publicações A Hora – A editora focará seu portifólio na publicação de livros, revistas, guias e similares para o A Hora e para terceiros.

A Hora Eventos e Projetos – Departamento que mais cresce no grupo, ampliará sua atuação nos diferentes setores, como negócios, empreendedorismo, inovação, educação, cultura e arte, esporte e comunidades.

Eficiência Logística – Esta unidade de negócios tem mais de 30 colaboradores diretos e indiretos e chega todos os dias a centenas de bairros e localidades do Vale do Taquari. Em 2019, ela ampliará seu trabalho a terceiros, por meio de entregas rápidas e fracionadas, como revistas, jornais, guias e o primeiro marketplace do Vale do Taquari.

Assinante Solidário/PENSE  – O Fundo Assinante Solidário seguirá em 2019 com o financiamento ao projeto PENSE – Programa de Ensino e Educação, que premia e reconhece professores, alunos e escolas do Vale do Taquari.

HUB de Inovação – A transformação tecnológica impõe novas rupturas de pensamento e permeia a inovação nos diversos setores da empresa. O HUB de Inovação será o núcleo criativo para oportunizar funcionários do Grupo A Hora e empreendedores da comunidade que desejam desenvolver ou lançar produtos em conjunto. Igualmente, se conectará com os movimentos de inovação já existentes na região e fora dela.

Acompanhe
nossas
redes sociais