O sucessor de Gilson Hollmann à frente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está definido. A partir de 7 de janeiro, quem responderá pela pasta será Márcio Mügge. A confirmação foi feita ontem, 27, pelo prefeito Jonatan Brönstrup.
Mügge é professor e coordenador de cursos técnicos de Agropecuária do Colégio Teutônia faz mais de duas décadas. Formado em Administração, é também o idealizador do Fórum Tecnológico do Leite, que todo ano promove debates acerca do desenvolvimento de uma das principais cadeias produtivas do município e região.
“Quero manter e construir relações cada vez mais significativas para o fortalecimento do setor, envolvendo produtores, cooperativas, associações, ONGs e conselhos. Importante também considerar toda a demanda ambiental e o que envolve o setor”, declara o futuro secretário. Segundo ele, o objetivo é manter o setor primário de Teutônia como referência na região e no estado.
A saída de Hollmann, por decisão pessoal, foi anunciada no fim do mês passado. O secretário ainda integra o governo até 31 de dezembro, quando deve ser exonerado. Segundo ele, o fim do trabalho na administração foi motivado para poder se dedicar a atividades na área comercial, onde atuava antes de assumir a secretaria.
De acordo com o chefe do Executivo, a escolha de Mügge já repercute de forma positiva, com “aceitação muito grande” tanto da equipe de servidores como da comunidade, especialmente do meio rural. “Ele tem um perfil semelhante ao do Gilson. Eu já conheço ele há bastante tempo, inclusive, foi meu professor”, revela.
O vasto conhecimento técnico e a relação já consolidada com as entidades de classe do setor primário, como sindicatos e outras organizações, foram um dos motivos para a decisão. “É uma pessoa que já tem uma longa caminhada nesse meio, e isso foi um dos fatores determinantes para a escolha”, exalta Brönstrup.
Dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Hollmann, de busca por resultados, e potencializar o segmento agropecuário, uma das maiores fontes de arrecadação do município, deverão ser prioridades do novo membro da cúpula governamental. Iniciativas inovadoras e qualificação das ações em andamento também são metas para o setor primário, ressalta o prefeito.
Recomposição
Com o desligamento também iminente do secretário de Educação, Paulo Brust, que assumirá assento no parlamento como vereador suplente, a administração municipal segue com três cargos vagos no alto escalão. As saídas de Ricardo Wagner (Planejamento e Mobilidade Urbana) e Pablo Chrestani (Indústria e Comércio), na metade do ano, ainda não foram repostas.
Até lá, os subsecretários e respectivas equipes seguem mobilizados para o funcionamento pleno dos setores, assegura Brönstrup. “Nós queremos preencher esses espaços até fevereiro de 2019”, acrescenta.
Para o próximo biênio, o governo deverá permanecer focado em efetivar as diretrizes presentes no plano de governo. “Esse tem sido o condutor das nossas ações. Vamos seguir trabalhando atentos para que aquilo que está lá dentro seja de fato colocado em prática para melhorar a vida da população teutoniense”, enfatiza.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br