Com 51 paróquias em 41 municípios, a Diocese de Santa Cruz do Sul apresenta as transferências dos presbíteros para 2019. Em Lajeado, a Igreja Santo Inácio de Loyola se despede do pároco Felipe Bernardon e espera Rafael Henrique Toiller. Em Santa Clara do Sul, Ênio Griebler assume a Paróquia São Francisco Xavier e a comunidade se despede de Antônio Zeno Graeff.
As transferências ocorrem todo ano. Segundo o padre Antônio Puhl, da Igreja Santo Inácio de Loyola, o bispo da diocese e o conselho decidem qual paróquia cada padre deve assumir.
Puhl comenta sobre a falta de párocos na diocese, que é também um dos motivos das transferências porque muitos padres assumem mais de uma paróquia.
“Existem casas onde vivem vários padres que se dividem nas paróquias que pertencem à comunidade. Chamamos de Comunidade Presbiteral”, conta.
Segundo o padre Roque Hammes, assessor de comunicação e membro do Colégio de Consultores, são 75 padres diocesanos e mais oito padres religiosos – que são padres franciscanos e carlistas –, que atendem os municípios dos vales do Taquari, Rio Pardo e Camaquã.
Ele explica que a idade é um dos motivadores das transferências, e alguns também pedem para sair. “Essa troca para as comunidades, por vezes, significa sofrimento, porque devem se despedir de um padre que estava muito integrado na vida da comunidade, mas também esperança de que o novo padre que vem vai ajudar a comunidade a caminhar”, ressalta.
Além disso, ele observa dificuldades em atender a demanda de presbíteros para as paróquias pertencentes à diocese, porque a população cresce muito, principalmente nas cidades maiores como Santa Cruz do Sul, Lajeado, Venâncio Aires, Vera Cruz e Candelária, enquanto o número de padres está diminuindo.
“Uma das esperanças são os candidatos ao diaconato que estão na Escola de Diáconos, uma vez que fazem muitos dos trabalhos que normalmente são atribuídos aos padres”, comenta.
Em 2018 foi ordenado apenas um padre para o clero da diocese – Rodrigo Hilleshein. Para 2019, conta, existe a perspectiva das ordenações de Ezequiel Ramin, estagiário da Igreja Santo Inácio de Loyola, e de Jean Piiere La Fortune.
Os padres que recebem transferência devem assumir a nova função entre a segunda metade de janeiro e a primeira metade de fevereiro.
Palavras do bispo
Em ofício comunicando a lista de padres transferidos e as paróquias de destino, o bispo dom Aloísio Alberto Dilli ressalta: “Mudam as pessoas, mas a missão que nos é confiada, em nome do Senhor, deve continuar e renovar-se constantemente.”
Ele também agradece a disponibilidade dos presbíteros das comunidades ou setores que enviam seu padre para outra missão e acolhem aquele que chega para servir.
Padres transferidos no Vale do Taquari
Clécio José Henckes – Já estava em Ilópolis, onde continua sendo pároco da Paróquia São Paulo. Assume junto à Paróquia São José do Patrocínio de Itapuca (município de Anta Gorda).
Paulo Hoffmann – Já estava em Arvorezinha, onde era pároco. Também assumia essa posição na Paróquia São José do Patrocínio de Itapuca. Assume a Paróquia São João Batista, em Arvorezinha.
João Bernardo Limberger – Estava em Travesseiro e assume como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Putinga.
José Grilli – Era vigário paroquial em Candelária. Assume o Ano Sabático, com ajudas pastorais em Muçum/Vespasiano Corrêa. Residência própria em Relvado.
Laudenor Telöken – estava na paróquia Sagrado Coração de Jesus de Rincão del Rei, Rio Pardo. Assume como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Travesseiro.
Ênio Griebeler – Estava na Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Sinimbu. Assume como pároco da Paróquia São Francisco Xavier, em Santa Clara do Sul.
Rafael Henrique Toiller – Estava estudando em São Paulo (mestrado em Direito Canônico). Assume como vigário da Paróquia Santo Inácio de Loyola, Lajeado, e prestação de serviços canônicos no bispado.
João Alberto Konzen – Estava em Venâncio Aires, onde era pároco. Assume o Ano Sabático.
Comunidade presbiteral com sede na Paróquia Nossa Senhora da Glória:
Felipe Bernardon – Estava na Paróquia Santo Inácio de Loyola, de Lajeado. Assume como pároco em Sinimbu e assessor diocesano do Setor da Juventude.
Comunidade presbiteral com sede na Paróquia São Sebastião Mártir:
Antônio Zeno Graeff – Estava em Santa Clara do Sul e assume como vigário na comunidade presbiteral com sede na Paróquia São Sebastião Mártir.
Rafael Stein – Estava em Arvorezinha, onde era vigário paroquial. Assume como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Natividade, em Vila Arlindo.
Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br