Filas marcaram últimos dias de compras de Natal

lajeado - correria atrás de presentes

Filas marcaram últimos dias de compras de Natal

Lojistas esperam que as vendas cresçam 5% em relação ao ano passado, mas balanço definitivo deve ser feito nos próximos dias

Filas marcaram últimos dias de compras de Natal
Lajeado

O centro de Lajeado ficou pequeno na véspera de Natal. Consumidores de toda a região aproveitaram o plantão do comércio local – que também atendeu no sábado e no domingo – para finalizar as compras natalinas.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado, Heinz Rochemback, a projeção é que as vendas cresçam em 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, lembra, o início do mês foi calmo, por isso alguns setores podem não atingir a meta.

De qualquer forma, ficou admirado com o volume de público que passou pelas ruas centrais da cidade entre sábado e segunda. “Faz tempo que não tínhamos esse movimento nos últimos dias. Foi bem época de Natal”, afirma.

O percentual estimado pelos comerciantes lajeadenses é próximo ao da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), que espera 6% de incremento nas vendas do varejo gaúcho. A entidade ainda projetou que o Natal movimente em torno de R$ 3,7 bilhões na economia do estado.

Pesquisa por preços

No Vale, os setores de vestuário, chocolates, brinquedos e calçados devem registrar os melhores índices. Ainda de acordo com Rochemback, o balanço definitivo da data mais importante do comércio deve ser feito nos próximos dias, por meio de pesquisa com os lojistas da cidade.

Angela Prato

Em uma loja de bolsas da região central, o movimento começou a se intensificar no dia 20 de dezembro. A proprietária, Angela Prato, 48, conta que neste ano os clientes procuram por presentes mais baratos ou que estavam na promoção.

“Há dois anos, o movimento era maior ainda, e eu contratava mais funcionários para o fim de ano”, lembra.

Gerente de uma loja de confecções, Betina Braun também observa que o número de consumidores foi expressivo, mas a entrada no caixa foi inferior à do ano passado. “Tivemos valores de compras um pouco menores, mas não podemos nos queixar”, pondera.

Dulsita de Souza

A aposentada Dulsita de Souza, 70, saiu na manhã do dia 24 para fazer suas últimas compras de Natal. Alguns presentes já estavam guardados em casa, mas ainda faltavam três. Ela conta que apesar do movimento, não precisou encarar filas, e achou rápido o que precisava.

“Quando saí de casa, já sabia o que comprar, então foi mais fácil. Eu deixo para comprar mais perto do Natal, pela praticidade”, comenta. Quem a acompanhou foi a nora, que comprou outros 10 presentes.

Último sorteio Lajeado Brilha

O sexto e último sorteio da campanha Lajeado Brilha ocorre nesta sexta-feira, 28, às 18h, em frente à Ótica Carol Centro, quando serão contemplados cinco ganhadores com prêmios de R$ 5 mil cada. Para concorrer, os consumidores têm até as 23h59min de 26 de dezembro para cadastrar no site www.lajeadobrilha.com.br as seladinhas recebidas em compras nas lojas participantes da promoção. O Lajeado Brilha 2018 tem o patrocínio de Florestal Alimentos e Sicredi, com apoio do Executivo.

Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br | Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais