O congestionamento no sábado pela manhã e ontem à tarde na BR-386 é mais um retrato da insuficiência da principal rodovia da região e uma das mais importantes do estado.
Carros formaram filas quilométricas nos dois dias. Primeiro, sentido capital-interior, e ontem, interior-capital.
A saturação da BR fica mais evidente nesses feriadões prolongados, pois o apelo midiático acaba sendo maior do que em outros períodos. Ainda assim, o drama é diário para quem utiliza a rodovia federal.
Dois fatores preponderam diante da situação. O primeiro – e muito bem destacado na edição da revista Tudo que circulou no fim de semana – sobre a dependência quase totalitária do Brasil nas rodovias. Quando o movimento aumenta nas rodovias, percebe-se o quanto a falta de um planejamento para explorar rodovias e ferrovias custa caro para a mobilidade do país.
O segundo diz respeito à necessidade urgente de duplicação da rodovia. Levantamentos recentes feitos por este A Hora mostram que o número de acidentes fatais no trecho de Lajeado a Canoas reduziu drasticamente depois que a obra foi concluída.
Por outro lado, no trecho em direção a Marques de Souza e demais municípios que formam a serra, os números de fatalidades não param de aumentar. O projeto de privatização da rodovia está definido, junto com o plano de obras para todos os 400 quilômetros da BR-386 de Canoas até Iraí, no norte gaúcho.
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Nenhuma outra obra viária é tão relevante e fundamental para o Vale do Taquari neste momento. As rodovias estaduais também apresentam saturação acima do desejável, mas na BR a situação já passou do limite. A região precisa se manter vigilante e atenta ao cumprimento das promessas estabelecidas no plano de concessão da rodovia.
O custo para repassar a 386 à iniciativa privada será pago pelo contribuinte, mediante taxas de pedágios que serão instalados ao longo da BR. Os congestionamentos, repetidos acidentes com mortes e o tempo perdido em filas quilométricas reforçam a importância de seguir a duplicação da rodovia a partir de Lajeado. Tudo está no plano e no papel da empresa vencedora da licitação. Cabe a todos os gaúchos, especialmente representantes daqueles margeados pela BR-386, fiscalizar e exigir o integral cumprimento dos projetos, a fim de viabilizar obras o quanto antes e diminuir os impactos decorrentes de uma estrada esgotada.
Editorial
Estrada de menos
O congestionamento no sábado pela manhã e ontem à tarde na BR-386 é mais um retrato da insuficiência da principal rodovia da região e uma das mais importantes do estado. Carros formaram filas quilométricas nos dois dias. Primeiro, sentido capital-interior,…