Mais de 20 mil pessoas passaram pela 12ª edição do Natal nas Águas, na Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul, segundo organizadores. A alegria e a emoção do público que prestigiou as duas noites de atrações foram marcas deste que desponta como o maior evento natalino da região.
A chuva que caiu nos dois primeiros dias de evento impediu que toda a programação fosse realizada. Com uma readaptação, a festividade foi marcada pela diversidade cultural e artística. Foi a primeira vez que o evento teve mais que uma noite de atrações.
No sábado, 22, o público foi contemplado com a variedade musical. De ritmo em ritmo, a banda Cosmonautas, Tininho Samba Show, Duca Leindecker e Gabriel Valim emocionaram e fizeram o público cantar grandes sucessos. À noite, foi a vez do Guri de Uruguaiana, que fez o público interagir e sorrir com os seus ‘causos’. O fechamento ficou por conta do DJ Pablo, tocando o melhor da música eletrônica.

Evento reuniu mais de 20 mil pessoas na Barragem Eclusa, de Bom Retiro do Sul, nesse fim de semana
Um dos principais momentos da noite foi o tão esperado show de fogos. Do alto dos pilares da Barragem Eclusa, a diversidade de fogos e cores encantou os presentes.
No domingo, 23, o segundo dia de Natal nas Águas levou ao palco os jovens talentos regionais. Alunos de escolas municipais e dos estúdios de dança mostraram sua dedicação em passos e performances coreografadas especialmente para a data.
O desfecho se deu com duas encenações teatrais da Cia do Riso. A primeira foi sobre o Nascimento de Cristo, em presépio de perna de pau, com os personagens de José, Maria, os pastores e os Três Reis Magos, culminando com a chegada do Menino Jesus.
A segunda encenação simbolizou a chegada do Papai Noel. Num passe de mágica, a história conta o desejo da menina Martina, que faz um pedido diferente: queria de presente o próprio Papai Noel. Com muita dança, mágica e personagens lúdicos, a história aguçou a imaginação até que Martina e o público são surpreendidos com a chegada do Papai Noel.

Comissão organizadora promoveu evento sem recursos do município
Força das parcerias
Juliano Beppler, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril (Aciab), destacou a importância das parcerias em prol da valorização cultural e divulgação dos atrativos da cidade. “Temos hoje o maior evento natalino de toda a região. Um evento consagrado que cresce a cada ano”.
Jorge Frantz, secretário da Fazenda e coordenador do Natal nas Águas, falou que o principal desafio deste ano foi realizar três noites de atrações e trabalhar sem recursos da administração. “Foi um dos maiores desafios de minha vida. Mas ao final do evento, posso afirmar que vencemos. Mesmo com tantas adversidades, nos dedicamos e marcamos mais um Natal nas Águas no coração das pessoas”, disse.
Para o prefeito Edmilson Busatto, o principal desafio deste ano para realizar o 12ª Natal nas Águas foi promover o evento sem recursos do município e com o diferencial de ter mais de uma noite de atrações.