“Exagerei no banquete, e agora?”

Saúde

“Exagerei no banquete, e agora?”

Conheça os melhores chás para aliviar a sensação de inchaço e estufamento após a comilança do Natal

“Exagerei no banquete, e agora?”

Chega a época do Natal e de uma coisa já se pode ter certeza, todo mundo vai sair da dieta. E não é por menos. As refeições natalinas são verdadeiros banquetes feitos dos melhores pratos preparados em cada família e, claro, você sempre quer provar tudo! E tudo bem, faz parte das festas. Ao chegar no final da refeição lá vem ela, a sensação de inchaço, estufamento e até mesmo as náuseas.

Para aliviar esses sintomas tão comuns de fim de ano, conversamos com o farmacêutico Kali Rafael Nardino, que separou os melhores chás caseiros para esses momentos.

Kali Rafael Nardino

Para digerir melhor

Na lista das plantas conhecidas como digestivas, estão hortelã, menta, hibisco, psilium, erva- cidreira, cáscara-sagrada, zedoária e fucus. Essas infusões são ótimas de ingerir depois das refeições. Um velho conhecido do sistema digestivo é o boldo, também chamado como boldo-do-chile.

Suas folhas são usadas na medicina popular para tratamento de problemas digestivos e hepáticos. “Mesmo sendo muito comum entre a população, alguns estudos toxicológicos sugerem que o chá de boldo deve ser consumido com moderação e cuidado, além de ser proibido na gravidez porque ameaça a saúde do bebê”, diz o farmacêutico.

Desinchar

De acordo com Nardino, os chás branco e verde ajudam a desinchar, desintoxicar e acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gordura. “A vantagem é que fazem tudo isso de maneira mais intensa e com sabor suave”, afirma.

Chá de ervas

Um bom chá para melhorar a digestão é o chá de erva-doce com espinheira-santa e boldo porque têm propriedades que ajudam na digestão e limpam o fígado.

Ingredientes

– 1 litro de água
– 10g de folhas de boldo
– 10g de folhas de espinheira-santa
– 10g de sementes de erva-doce

Modo de preparo

Ferva a água, tire do fogo e depois adicione as ervas e deixe descansar tapado até deixar de evaporar. Beba uma xícara quatro vezes ao dia.

Orientação: além de tomar esse chá, é importante saber combinar bem os alimentos entre si, porque o consumo de alimentos ricos em fibras e gordura em uma mesma refeição é uma das principais causas da má digestão.

Acompanhe
nossas
redes sociais