A noite de Natal é de comilança em muitas casas. Mas você já sabe o que vai preparar? Conheça as principais opções que estrelam as ceias natalinas no Brasil. A professora de Culinária do Instituto Mix de Lajeado, Vanessa Birck, dá algumas dicas e explicações sobre as principais carnes.
Chester (1)
Sua carne é firme, o peito é avantajado e as coxas, bem torneadas. Trata-se de um tipo de frango selecionado para apresentar pouca gordura e bastante proteína. Cerca de 70% de sua carne nobre está concentrada no peito e nas coxas. Marinar a carne com água, sal, ervas, alecrim e salsinha e suco de limão é uma opção de tempero. Usar aqueles sacos próprios para assar ajuda. Para que o peito não fique muito seco, cubra essa parte com papel-alumínio durante uma hora do cozimento (não durante todo o processo). Farofa, salada de batatas ou salpicão são opções interessantes para acompanhar.
Peru (2)
Ave de grande porte, tem uma carne bastante saborosa. Seu peito tem carne branca e as coxas uma coloração mais rosada. Tem sabor mais marcante que o do chester e a carne tem textura ligeiramente mais rígida. Farofa com bacon, castanhas e saladas com maçã e molhos ácidos caem bem com esse prato.
Tender (3)
Trata-se de um pernil defumado do porco ou um tipo de presunto. Geralmente em formato bolinha, o tender já costuma vir desossado e pré-cozido, mas ele fica muito mais suculento quando assado e temperado do seu jeitinho! Tradicionalmente, o tender é preparado com frutas ou marinado em outros ingredientes doces, como melado de cana, o que cria um contraste muito gostoso com a carne mais salgadinha do porco. Farofa com bacon ou outro corte suíno e molho de laranja combinam com o tender.
Lombo (4)
O lombinho de porco é uma carne rica em proteínas e em vitamina B1, com um índice menor de colesterol que os outros cortes suínos. Por ser uma carne mais seca, é ideal ser acompanhada por um molho cítrico ou um pouco mais gorduroso, para dar acidez e suculência. Vai bem como opção natalina com os famosos fios de ovos e farofinha e frutas em calda. Para o tempero, a dica é ficar 24 horas em uma marinada de vinho branco, alho, cebola, sal e salsinha.