Madison Motta chegou a se mudar em função da poeira na rua João Reinaldo Saffran que prejudicava a saúde do filho Thalles, de 9 meses, que tem fibrose cística. O pai comemora as melhorias. “Agora com este fresado ficou bom. A poeira baixou 90%. Choveu hoje e não tem barro.”
A falta de pavimentação na rua é uma reclamação dos moradores, usuários do posto de saúde e pais e professores da escola São Bento.
Para reduzir os transtornos causados pela poeira e pelo barro, a administração colocou uma camada de fresagem de asfalto no trecho de cerca de 600 metros entre a rua Carlos Spohr Filho e a ponte sobre o Arroio Saraquá. O material foi doado das obras de recapeamento de RS-130.
No trecho mais baixo, que costuma alagar, o encanamento foi substituído e a pista foi elevada. Também foi feita a compactação do solo.
Acesso entre bairros
A via funciona como acesso alternativo entre os bairros São Bento e Conventos. Os motoristas que fazem a travessia por esse caminho evitam cruzar a RS-130. O trajeto também é muito utilizado por moradores do Bom Pastor e Moinhos D’Água.
No fim da tarde, o movimento é intenso. “Em horário de pico, parece a (avenida Alberto) Pasqualini”, compara Motta. A criação de novos loteamento aumenta o fluxo na região.
Com a melhoria do trecho, os moradores temem que a velocidade dos veículos aumente. Para Motta, é necessário colocar um ou dois quebra-molas no local.
Da ponte para lá
Luciano dos Santos mora faz 24 anos na João Reinaldo Saffran. O terreno fica logo após o trecho beneficiado. Para ele, a melhoria deveria incluir a rua inteira, até a avenida Benjamin Constant. O morador demonstra preocupação também com as condições de travessia da ponte, que fica no meio de uma curva em formato de “S”, o que dificulta a visibilidade.
“Há poucos dias, caiu uma moto. Outro dia, estava cheio o arroio e um Corcel ficou pendurado com um casal dentro. Tivemos que correr para ajudar”, recorda.
De acordo com a Secretaria de Obras, o trecho não foi mexido pois há um plano do governo de alinhar a via à Benjamin.
Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br