Alunos recebem obras literárias de Natal

Estrela

Alunos recebem obras literárias de Natal

Cerca de 160 cartinhas foram escritas pelos alunos do 1º ao 9º ano da escola Moinhos algumas semanas antes do Natal. Nelas, cada um contou sobre sua vida em casa e na escola. Elas foram distribuídas por conhecidos da escola…

Alunos recebem obras literárias de Natal
Estrela

Cerca de 160 cartinhas foram escritas pelos alunos do 1º ao 9º ano da escola Moinhos algumas semanas antes do Natal. Nelas, cada um contou sobre sua vida em casa e na escola. Elas foram distribuídas por conhecidos da escola a pessoas que se solidarizaram pela causa e enviaram presentes entregues na manhã de ontem no bairro Moinhos.

A diretora Sandra Ahlert, 51, lembra que a ideia surgiu em 2016, quando os alunos foram contemplados com o projeto das cartinhas dos Correios. No ano seguinte, os professores reuniram-se para elaborar o Natal das Crianças.

Começaram com os pequenos, propondo que escrevessem cartas contando onde moravam, sua idade, como era a família e o que gostavam de fazer. O projeto deu tão certo que tinha mais pessoas do que cartinhas a serem adotadas.

Este ano, os alunos dos anos finais também participaram, mas com a proposta de ganharem obras literárias sugeridas nas cartinhas.

“Estamos desenvolvendo essa ideia, porque temos um trabalho imenso de incentivo à leitura. Acreditamos que esse acesso e gosto pela leitura desenvolvido na escola proporciona muitos benefícios como escrita, oratória, conhecimento e uma viagem pelo mundo”, ressalta.

A vice-diretora e professora do 1º ano do Ensino Médio, Lori Maria Tresoldi, conta que a escola já resgatou muitas crianças do bairro e fora dele em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Por isso, considera importante dar novos horizontes e possibilidade aos alunos, por meio do incentivo à leitura e ao contato com a cultura.

Sandra conta que quem adota as cartinhas são amigos dos professores e funcionários, clínicas, o Lions, e outros parceiros que auxiliam também durante o ano.

“Neste Natal, uma menina pediu um livro que tinha por aqui, então, a pessoa fez cópia dele, de uma obra que um amigo tinha, e ainda a presenteou com um de poesias”, lembra.

Assim como essa, muitas outras histórias são marcantes nesse projeto de Natal. Muitos receberam, além do livro, uma cesta de alimentos ou brinquedos e roupas para a família.

“Ensinamos que isso não é uma caridade, e sim um merecimento pelo esforço. Por isso escrevem as cartinhas, é uma ação e uma reação. Muitos deles recebem outra cartinha de volta também”, ressalta Sandra.

Gestos de esperança

As mãos de Roberta Andriely Ledur Tiliwitz, 14, seguravam dois livros: Não Desista do Amanhã, de Moisés Figueiredo e O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseni.

Ela conta que não sabe quem recebeu sua cartinha, mas é muito grata pelos presentes. “Fico feliz em perceber que existem tantas pessoas boas no mundo”, ressalta.

No início do próximo ano letivo, os alunos levarão as obras literárias recebidas à escola, e trocarão entre si, para todos tenham oportunidade de ler sobre assuntos diferentes.

Acompanhe
nossas
redes sociais