Durante um passeio com a escola Doce Infância, um dos alunos da turma C, de 3 anos, reconheceu o caminho de casa e convidou colegas e professores para visitá-lo. Depois disso, mais crianças quiseram mostrar suas residências e as professoras fizeram um cronograma para visitar as casas dos integrantes da turma e dos professores.
A professora Michele Costa conta que o objetivo da iniciativa foi conhecer o espaço de cada um, compartilhando um pouco da sua história e criando identidades. Junto com a equipe diretiva, composta pelas professoras Carolina Konrath, Michele Costa, Inês T. Zeni, Juliana P. Johan e Luciana Kraemer, e com as professoras do turno oposto Jéssica Brietzki, Greice Stacke e Amanda Barbieri, o projeto foi realizado durante quatro meses. Foram 35 casas visitadas.
Conforme a professora Inês, ao chegar em cada casa, as crianças ficavam felizes e mostravam cada integrante da família, incluindo os animais de estimação. Ela ressalta que a alegria delas nos dias das visitas foi marcante e agradece a receptividade de cada família.
Ao término do projeto, algumas famílias deixaram seu depoimento à escola como forma de agradecimento pela iniciativa.

As crianças apresentavam os integrantes da família e os animais de estimação
A família do aluno Gabriel Tramontin parabenizou as professoras, comentando que foi o melhor projeto que o filho já participou, e que foi muito gratificante ver a alegria dele depois de cada visita.
“Por meio do trabalho com projetos, é possível dar vida a inúmeros conhecimentos, tornando a escola ainda mais atrativa”, conta a diretora Caroline Konrath.
Conforme ressalta a professora Michele, quando parte do interesse ou necessidade das crianças, o significado das experiências é diferente. Também lembra que ações como essas são essenciais à construção de memórias e aprendizagens que acompanharão as crianças por toda a vida escolar.
As professoras contam que em cada visita as crianças olhavam admiradas e curiosas as casas dos colegas. A escola agradece a participação das famílias e a oportunidade de realizar o projeto que define como encantador.
Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br