Univates é a quarta melhor do RS

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor editorial e de produtos

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

Univates é a quarta melhor do RS

A Univates recebeu ontem o reconhecimento de quarta melhor universidade privada do RS. Está atrás apenas da PUC, da Unisinos e da La Salle Canoas. O número de universidades e centros universitários incluídos no ranking é em torno de 20. Ou seja, a classificação consolida a Univates como instituição de qualidade, o que reforça seu papel relevante para a transformação do Vale do Taquari e do estado.
Segundo a avaliação do MEC, a Univates recebeu nota 3,28 em uma escala de 1 a 5 do Índice Geral de Cursos (IGC). No ranking que inclui todas as universidades – públicas e privadas – a Univates ficou em 10º no RS.
Para o reitor, Ney José Lazzari, os resultados são reflexo da dedicação de toda a comunidade acadêmica. “Esse resultado coroa as comemorações dos 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari. A comunidade acadêmica e toda a região podem se orgulhar de tudo que foi construído, a tantas mãos, nestes anos. A dedicação de nossos alunos, professores, técnico-administrativos, bolsistas e de toda uma região que acredita e investe na Univates só poderia render bons frutos e fortalecer nossa comunidade. Estamos muito felizes”, sintetiza.
O IGC é um indicador que leva em conta a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, as instalações físicas e os resultados dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Entre as universidades federais, a UFRGS é a melhor do país pela sétima vez consecutiva ao atingir nota 4,3.

coluna fernando univates

(SEM LEGENDA)


Lista das dez universidades privadas mais bem colocadas no Rio Grande do Sul
1 – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS): 3,57
2 – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos): 3,50
3 – Universidade La Salle: 3,36
4 – Universidade do Vale do Taquari: 3,28
5 – Universidade Feevale: 3,15
6 – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí): 3,06
7 – Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc): 3,05
8 – Universidade Franciscana: 3,01
9 – Universidade de Caxias do Sul (UCS): 2,90
10 – Universidade de Cruz Alta (Unicruz): 2,85


03_AHORA

Feio e grave

A postagem na página do Ministério Público do Rio Grande do Sul explicita um privilégio de informação ao grupo RBS. O fato traduz grave compadrio entre setores do MP e o principal grupo de comunicação do estado. Não é de hoje que veículos de comunicação, especialmente do interior, reclamam de tratamento desproporcional concedido à RBS. Dessa vez, restou cristalino o conluio, o que, para uma instituição como o Ministério Público, é grave e vergonhoso e depõe contra sua reputação.
O caso merece repúdio dos demais veículos de comunicação do estado, que devem contestar com veemência esse compadrio e exigir tratamento equânime para com todos os órgãos de imprensa. E, ao MP, cabe uma boa explicação. Se é que tem!


paula fernandes coluna fernando taquari

(SEM LEGENDA)

“Baita mala”

O comportamento da cantora Paula Fernandes, durante show em Taquari, no sábado, irritou parcela da comunidade. Entre eles, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco. “Baita mala”, escreveu Maneco nas redes sociais, referindo-se ao descumprimento do protocolo durante o evento. A cantora foi a principal atração da 27ª edição do Natal Açoriano em Terra Gaúcha, pago com dinheiro do município. O incômodo nasceu porque Paula não recebeu fãs no camarim. Promoções e sorteios feitos nas redes sociais garantiam acesso aos bastidores, com direito a fotos e vídeos. Na hora de acessar o camarim, ninguém pôde chegar perto da cantora.


ARTE COLUNA FERNANDO

Fim de ano vem com TUDO

O anuário TUDO, que estreia formato de revista, está na gráfica. Chega aos assinantes e bancas no próximo fim de semana. Trata-se de uma edição bem especial. Inédita. Foram 30 dias do repórter Rodrigo Martini na Europa e mais outros 60 dias de apuração e produção por aqui. “O que o berço nos ensina” é o tema central da publicação, cujos comparativos entre as cidades do Vale do Taquari com as europeias podem nos orientar e inspirar na busca de soluções e inovações que se apresentam urgentes.


Paulo Pohl

“O tempo pedido pelo setor público é diferente do nosso. Para vocês, será em no mínimo um mês. Precisamos dessa mudança para amanhã”

Esbravejo é de Paulo Pohl, durante reunião de empresários da ERS-453 e representantes da EGR, ontem pela manhã. Pelo visto, deu resultado. As obras para desfazer o que foi feito começam hoje, garante a EGR.

Por falar em EGR

Incrível a situação da estatal. Já faz pouca obra com o dinheiro arrecadado nos pedágios e, quando faz, ainda precisa desfazer. Eduardo Leite, o governador a partir do dia 1º, tem a tarefa de estancar a sangria e, como prometido, acabar com essa empresa que não justifica sua existência.

Acompanhe
nossas
redes sociais