Município celebra nova subestação

Arroio do Meio - Eficiência energética

Município celebra nova subestação

Unidade da RGE Sul promete fornecer maior confiabilidade ao sistema elétrico regional

Município celebra nova subestação
Arroio do Meio

Cerimônia ontem à tarde, 17, marcou o início das operações da Subestação Arroio do Meio. Controlada pelo RGE Sul, a estrutura representa investimento de R$ 11,5 milhões e beneficia cerca de 49 mil clientes da distribuidora no município, Lajeado, Colinas e Imigrante. Conforme a empresa, o empreendimento aumenta em 43% a disponibilidade elétrica da região.

A solenidade contou com a presença de prefeitos, vereadores, líderes comunitários, engenheiros e empresários. Esta é a décima subestação implementada pela RGE Sul desde novembro de 2016, quando a companhia foi assumida pelo Grupo CPFL, uma das maiores instituições privadas do setor elétrico brasileiro.

José Tadiello

De acordo com o presidente da distribuidora, José Carlos Saciloto Tadiello, na etapa inicial, a estrutura é abastecida por linha de transmissão proveniente de Lajeado. Para o próximo ano, a companhia já projeta novo investimento em mais um linha oriunda da subestação Lajeado 2, no valor de R$ 8 milhões. Dessa forma, a unidade contará com duas fontes de alimentação,

Conforme o presidente da RGE Sul, a melhoria da infraestrutura energética possibilita a atração de novos investimentos e a expansão dos empreendimentos já estabelecidos. Sobre a qualidade da rede de distribuição, mencionou a troca de 83 mil postes de madeira por concreto em 2017, cerca de 80 mil neste ano e anunciou a meta de 86 mil para 2019.

A implantação da nova subestação foi acompanhada pela instalação de 301 postes e 12,6 quilômetros de rede elétrica. “Não estamos aqui fazendo favor a ninguém, apenas cumprindo a obrigação de uma empresa que presta um serviço público”, discursou Tadiello.

Klaus Schnack

Mais eficiência

O prefeito de Arroio do Meio, Klaus Schnack, destacou a relevância do investimento para o setor primário do município e região, tanto para fornecer mais eficiência energética à produção, bem como para a qualidade de vida das famílias do interior. Da mesma forma, exaltou a importância para manter a diversificação do parque fabril da cidade e a força do comércio e serviços.

“Essa obra nos traz mais tranquilidade para que as empresas instaladas tenham condições para avançarem em seus empreendimentos e atraírem novos investimentos”, frisou. Segundo o chefe do Executivo, a inauguração é uma “marca” para o desenvolvimento da cidade, ao propiciar infraestrutura energética à microrregião.

Representante do governo do Estado, o secretário-adjunto estadual de Minas e Energia, Eudo Callegaro Tambara, também destacou a importância da inauguração, que faz parte dos “grandes investimentos” que são feitos no setor energético do RS. Para ele, a obra significa o fortalecimento do sistema elétrico do estado, a partir de Arroio do Meio.

Falou sobre as dificuldades das instituições públicas e defendeu maior participação da iniciativa privada no setor. Segundo ele, a estrutura inaugurada vai melhorar os indicadores, o atendimento e o serviço, sem aumentar o valor da conta dos clientes. “Este investimento vai premiar esta região tão desenvolvida. Quem tem energia cresce e se desenvolve”, ressaltou.

Unificação

A RGE Sul tem atuação nas regiões Metropolitana, Centro, Oeste e nos Vales. Com base em São Leopoldo, a concessionária atende 1,3 milhão de clientes em 118 municípios gaúchos. Para o próximo ano, está prevista a fusão da distribuidora com a RGE, também vinculada ao Grupo CPFL.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais