Negócios criados no SWL farão parte da Inovates

Startup Weekend

Negócios criados no SWL farão parte da Inovates

Incubadora Tecnológica da Univates abrigará os três projetos vencedores do Startup Weekend Lajeado. Estudantes e empresários de diversos setores se reuniram no Salão de Eventos da Acil para a 5ª edição do Startup Weekend Lajeado. Durante 54 horas, os participantes foram instigados a criar e validar ideias seguindo o modelo mental das startups. Facilitador do SW, o paulista Henrique Fuschini acredita que a região tem todas as características necessárias para se tornar um polo de desenvolvimento tecnológico

Negócios criados no SWL farão parte da Inovates
Vale do Taquari

Estudantes e empresários de diversos setores se reuniram no Salão de Eventos da Acil para a 5ª edição do Startup Weekend Lajeado. Durante 54 horas, os participantes foram instigados a criar e validar ideias seguindo o modelo mental das startups.

Ao todo, 33 pessoas participaram do encontro e apresentaram 16 projetos, dos quais cinco foram desenvolvidos pelas equipes, com apoio dos mentores Ana Paula Thesing, Cíntia Agostini, Eloni José Salvi, Fabrício Pretto, Guilherme Motta e Jéssica Monteavaro Garbin.

A proposta vencedora foi a do aplicativo Smart Waste, voltado para facilitar a reciclagem de tecidos. A ferramenta faz a mediação entre as indústrias, que precisam descartar retalhos, e empresas que reciclam o material.

A iniciativa foi apresentada por Tatiane Borsoi, que está no oitavo semestre do curso de Engenharia Civil na Univates. “Tem fábricas que fazem estopa ou fios com os retalhos. E tem também finalidade para costureiras e artesãos”, afirma. Além de Tatiane, a equipe foi composta por Diana Reina, Ivan Mingireanov e Lucas Scheibler.

Em segundo lugar, ficou a Techfy Consultoria, que desenvolveu uma plataforma de consultoria para compra de dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones. O terceiro, a Count Stamp, plataforma para facilitar a contratação e busca de pacotes para viagens. As três serão incluídas na incubadora tecnológica da Univates.

Henrique Fuschini

Futuro promissor

O Facilitador do SW foi o paulista Henrique Fuschini, especialista no modelo de startups que participou pela primeira vez do evento no RS. Para ele, o Vale do Taquari tem potencial para se tornar um polo de inovação e tecnologia.

Segundo ele, entre as características fundamentais para o avanço do setor, está o apoio acadêmico das instituições de ensino, iniciativas de incentivo ao empreendedorismo e o suporte de instituições mais tradicionais, como prefeituras e associações empresariais.

“A região tem todo potencial para levar novas tecnologias para o mercado”, acredita. Segundo ele, a intenção do SW é apresentar formas de criação de produtos viáveis, repetíveis e escaláveis. Conforme o facilitador, a lógica da startup é ser mais prática e eficiente que uma empresa tradicional, muitas vezes, com poucos recursos.

“No sistema tradicional, para lançar um produto novo é preciso muito capital de giro, investimento de anos de pesquisa e um plano de negócio de cinco, dez anos. A lógica da startup é otimizar o processo”, afirma. Para isso, ressalta, é preciso ouvir as pessoas e pensar no usuário do produto ou serviço em questão.

“É simples, mas é preciso mudar o paradigma”, reforça. Segundo ele, a lógica das startups não é uma revolução, e sim uma evolução de um processo já existente, diante do modelo econômico vigente.

Ao todo, 33 participantes apresentaram 16 projetos durante o Startup Weekend Lajeado, realizado no Salão de Eventos da Acil

Ao todo, 33 participantes apresentaram 16 projetos durante o Startup Weekend Lajeado, realizado no Salão de Eventos da Acil

Juventude e experiência

Conforme o facilitador do evento, o público presente em Lajeado misturou a juventude de estudantes universitários com a experiência de profissionais já no mercado de trabalho.

Segundo ele, a mistura de perfis que se complementam é fundamental para o sucesso dos projetos apresentados. Mais do que incentivar a criação de startups, ressalta, o evento permite que os participantes abram novas perspectivas de empreendedorismo dentro das empresas onde atuam.

“Hoje qualquer empresa precisa ter essa energia nas áreas de inovação e no intraempreendedorismo”, aponta. O evento foi desenvolvido em parceria com o A Hora, Sebrae, Acil, Aztech, Avalie, Bimachine, Motomecânica Locadora, Reginp, MEQ, Traçod, Barzotto e Inovates.

Acompanhe
nossas
redes sociais