Nas receitas de beleza, o óleo de coco é utilizado como uma alternativa natural para o tratamento da pele e do cabelo. Óleo vegetal derivado de frutos de uma espécie de coqueiro, ele apresenta diversas propriedades que auxiliam na hidratação.
É rico em carboidrato, vitaminas e minerais ótimos para a saúde, que também podem ser aproveitados para produtos para o cabelo e na produção de sabonete e diversos cosméticos.
Além da estética, é um óleo também muito utilizado para saúde. A nutricionista Clínica e Esportiva Bianca Coletti Schauren relata que nos últimos anos ele teve seu uso difundido devido aos potenciais benefícios sobre essa área.
“Os efeitos biológicos atribuídos ao óleo de coco (coco nucifera) descritos na literatura incluem ação analgésica, antiartrítica, antibacteriana, antipirética, anti-helmíntica, antidiarreica e hipoglicêmica”, conta.
Além disso, segundo ela, o uso tem sido associado ao emagrecimento por ser facilmente convertido em energia, auxiliando na queima de gordura quando consumido antes dos exercícios.
Apesar dos benefícios, alguns cuidados devem ser tomados, porque o coco e o óleo de coco são importantes fontes naturais de gorduras saturadas (saturada: 92%, monoinsaturada: 6% e poli-insaturada: 2%), especialmente de ácido láurico. Em relação aos demais tipos de gorduras saturadas, o ácido láurico apresenta maior poder em elevar o LDL-C (colesterol ruim), bem como o HDL-C (bom colesterol).
“Por isso, o uso do óleo de coco deve ser avaliado individualmente”, alerta.
Bianca ressalta que tanto a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) quanto a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) não recomendam o uso regular de óleo de coco como óleo de cozinha, devido ao alto teor de gorduras saturadas e pró-inflamatórias.
Assim, o uso de óleos vegetais com maior teor de gorduras insaturadas (como soja, oliva, canola e linhaça) consumidas com moderação pode ser uma alternativa para a redução de risco cardiovascular e atividade anti-inflamatória.