Nesta segunda-feira, a dupla Gre-Nal conhecerá os adversários da primeira fase da Libertadores. O sorteio que definirá os grupos será em Luque, no Paraguai, a partir das 21h. Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro são cabeças de chave e estão no pote 1, enquanto Flamengo, Internacional e Athletico Paranaense estão no pote 2. Essas equipes não vão se cruzar na fase classificatória.
Por outro lado, São Paulo e Atlético-MG, que disputarão a segunda fase, podem cair em qualquer grupo, já que vão para o pote 4, que abriga os times das fases iniciais.
Entenda o sorteio
Na fase de grupos, o torneio se divide em oito chaves, com quatro equipes em cada uma. Os grupos são definidos por sorteio em quatro potes. No primeiro, o campeão da Libertadores 2018 se juntará aos sete melhores classificados no ranking da Conmebol como os cabeças de chave.
O pote seguinte será composto pelo campeão da Conmebol Sul-Americana 2018 e outras sete equipes também classificadas de acordo com o ranking da instituição.
O terceiro e o quarto pote seguem ordenando os participantes por ranqueamento, sendo que o último também comporta os quatro classificados das fases preliminares.
Copa do Brasil
A CBF sorteou nessa quinta-feira os duelos da primeira fase da Copa do Brasil 2019. Os cinco representantes do RS – Brasil de Pelotas, Juventude, São José, Ypiranga, e Avenida conheceram os adversários. A Dupla Gre-Nal entra direto nas oitavas de final, pois disputa a Libertadores.
O Avenida recebe, em Santa Cruz do Sul, o Guarani (São Paulo). Outro que joga em casa nesta fase é o São José, que enfrenta a Chapecoense. Tanto São José quanto o Avenida precisarão vencer para passar de fase – a vantagem do empate é dos visitantes.
Já o Brasil, de Pelotas, enfrenta o Tubarão, em Santa Catarina. O Juventude enfrenta o Palmas, em Tocantins, enquanto o Ypiranga visita o Votuporanguense, em São Paulo. Nesse caso, os gaúchos têm a vantagem da igualdade para ir à segunda fase.
No sorteio, a CBF definiu o chaveamento até a terceira fase da competição. O título da Copa do Brasil valerá, além do troféu, R$ 50 milhões.
Potes
Pré-Libertadores/1ª fase
Pote 1: The Strongest (Bolívia), Defensor Sporting (Uruguai) e Nacional (Paraguai)
Pote 2: Real Garcilaso (Peru), Delfín (Equador) e Deportivo La Guaira (Venezuela)
Pré-Libertadores/2ª fase
Pote 1: Atlético Mineiro (Brasil), São Paulo (Brasil), Atlético Nacional (Colômbia), Libertad (Paraguai), Barcelona (Equador), Universidad de Chile (Chile) e Caracas (Venezuela)
Pote 2: Melgar (Peru), Palestino (Chile), Danúbio (Uruguai), Talleres (Argentina), terceiro representante da Bolívia, mais três times que avançaram da 1ª fase da pré-Libertadores
Fase de grupos
Pote 1: River Plate e Boca Juniors (Argentina), Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras (Brasil), Nacional e Peñarol (Uruguai) e Olimpia (Paraguai)
Pote 2: Athletico Paranaense, Flamengo e Internacional (Brasil), Cerro Porteño (Paraguai), San Lorenzo (Argentina), Emelec (Equador), Universidad Católica (Chile) e Sporting Cristal (Peru)
Pote 3: Jorge Wilstermann (Bolívia), Rosário Central, Huracán e Godoy Cruz (Argentina), Zamora (Venezuela), LDU (Equador), Alianza Lima (Peru), mais um representante da Colômbia
Pote 4: Deportes Tolima (Colômbia), Deportivo Lara (Venezuela), Universidad Concepción (Chile), segundo representante da Bolívia e os quatro times que avançarão da pré-Libertadores