Pasta de amendoim: dos filmes americanos à mesa do brasileiro

Coma Sem Medo

Pasta de amendoim: dos filmes americanos à mesa do brasileiro

Famosa como acompanhamento da geleia no sanduíche mais famoso dos filmes americanos, a manteiga de amendoim ganha cada vez mais espaço entre os brasileiros. Na verdade, é a pasta de amendoim que pode ser facilmente encontrada nos mercados verde-amarelos. Segundo…

Pasta de amendoim: dos filmes americanos à mesa do brasileiro

Famosa como acompanhamento da geleia no sanduíche mais famoso dos filmes americanos, a manteiga de amendoim ganha cada vez mais espaço entre os brasileiros. Na verdade, é a pasta de amendoim que pode ser facilmente encontrada nos mercados verde-amarelos.

Segundo a nutricionista clínica e esportiva Gabriela Coelho, o amendoim é uma leguminosa rica em ácidos graxos insaturados, que auxiliam na redução do risco de doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos.

É também fonte de proteína vegetal, fibras e micronutrientes como potássio e magnésio, que evitam cãibras e participam no trabalho muscular e de formação dos tecidos. Além disso, o amendoim tem antioxidantes como a vitamina E, importante no combate aos radicais livres. “Quando consumidos na quantidade adequada, podem auxiliar no emagrecimento por ser um alimento de baixo índice glicêmico e causar saciedade”, explica.

Gabriela Coelho

Portanto, a pasta de amendoim tem esses mesmos benefícios, porém, é interessante optar pela versão integral, livre de açúcar e conservantes. Há ainda a opção com cacau. Segundo a nutricionista, a matéria-prima do chocolate é um excelente alimento, pois fornece antioxidantes naturais e auxilia na produção de serotonina, hormônio do humor, reduzindo sintomas de depressão e ansiedade.

“Associar o amendoim e o cacau garante uma refeição nutritiva, saborosa, de baixo índice glicêmico e que forneça saciedade alimentar”. Mas quem ainda não provou não deve esperar algo doce. A pasta, mesmo com cacau, é neutra – nem doce, nem salgada.

Segundo Gabriela, pode ser consumida com frutas, shakes e pães. Uma forma saudável de adoçar é acrescentando canela. Para obter um substituto ao sorvete e sobremesas, ela ensina a misturar frutas congeladas batidas com pasta de amendoim, leite em pó e um pouco de água.

Por ser um alimento de alto valor energético, o amendoim deve ser consumido com moderação, conforme o objetivo de cada pessoa. A nutricionista indica que, quem quiser emagrecer, não ultrapasse a dose de 30g de pasta ao dia, preferencialmente antes dos exercícios físicos.

Já quem quiser ganhar massa muscular pode ingerir de duas a três vezes por dia, em lanches intermediários ou refeições após os treinos. A pasta de amendoim ainda pode ser usada em receitas do dia a dia, como em bolos, para reduzir a quantidade de óleo. Também pode substituir ovos, mantendo a umidade e a liga do bolo, sugere.

Pasta de amendoim caseira

Gabriela dá a receita: toste o amendoim no forno baixo por 15 a 20 minutos, para preservar os óleos saudáveis presentes nele, e sensíveis a altas temperaturas. Depois, coloque no processador ou liquidificador por alguns minutos até ele virar uma pasta. Para dar mais sabor, pode ser acrescentado um pouco de cacau ou açúcar mascavo. Guarde em um recipiente bem fechado na geladeira.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais