O publicitário Ricardo Nunes, doador de sangue faz 20 anos, nunca poderia imaginar que em uma entrevista para um trabalho em Porto Alegre iniciaria o caminho para realizar um sonho. Ele foi convidado a imaginar um “plus” à empresa contratante e, então, surgiu em uma “gota milagrosa” o embrião do que é hoje o Banco de Sangue Virtual, (www.bancodesanguevirtual.com.br), uma causa filantrópica, sem fins lucrativos, que reúne doadores voluntários em um banco de cadastros on-line no RS.
A iniciativa vem diminuindo a espera e a angústia de milhares de pessoas. O Banco de Sangue Virtual já tem mais de 4,1 mil doadores cadastrados desde que começou a ganhar visibilidade, e só tende a aumentar.
Funcionamento
O cadastro na página é gratuito e rápido. Quando alguém precisa de sangue, são feitos filtros por cidade e por tipo sanguíneo para encontrar doadores que possam atender a demanda. Após identificar os doadores, o banco envia um e-mail para os doadores solicitando a ajuda. Os contatos com o banco são feitos pelo site e pelas redes sociais.
Desafio
O desejo dos organizadores é ampliar o projeto para todo o Brasil, por meio de uma campanha de arrecadação no www.vaquinhavirtual.com.br. Batizada de Sangue na Veia, a campanha começou no dia 7 e pretende arrecadar R$ 90 mil até março de 2019.
A contribuição, de no mínimo R$ 25, pode ser feita via site. O valor obtido, conforme Nunes, será destinado para reformular o site, automatizando o processo, aumentando o número de voluntários e possibilitando que o Banco de Sangue Virtual se torne disponível no Brasil inteiro.
Também no dia 7, o projeto firmou parceria com a empresa WhatsDay, de Santa Catarina, que criará uma plataforma específica para facilitar a ativação dos doadores e promover uma maior interação.