A comunidade de Arroio do Ouro lotou o salão nobre da prefeitura para comemorar a conquista de uma reivindicação antiga. Foi assinada, na tarde de ontem, a liberação para as obras de asfaltamento no trecho da ERS-129 que dá acesso à comunidade.
A terceira e última etapa do projeto compreende um trecho de 1,2 quilômetro, totalizando 3,3 quilômetros de asfalto. O investimento é de R$ 3,4 milhões com recursos do município. A estrada faz a ligação entre Estrela e Bom Retiro do Sul. É uma das principais vias de escoamento da produção local de leite e suínos e das fábricas de móveis que começam a atuar no local.
O prefeito Rafael Mallmann destacou que a obra teve de ser realizada em três etapas para se ajustar ao orçamento do município. “É um sonho antigo. O fato de ser uma rodovia estadual sempre dificultou ao município realizar as devidas obras.”
O projeto só foi possível por um acordo de cessão de uso da rodovia firmado entre Estado e município. As obras devem iniciar nos primeiros dias de janeiro. A empresa contratada, a Compasul, terá um prazo de 90 dias para a conclusão dos trabalhos.

Terceiro trecho de asfalto deve ficar pronto em abril. Pavimentação vai facilitar escoamento da produção, além de garantir mais qualidade de vida para os moradores do interior
Fim da poeira
Sentadas na sombra tomando um mate, as vizinhas Maria de Lourdes Scheeren e Maria Luci dos Santos receberam bem a notícia da nova etapa da pavimentação. Elas moram na divisa entre o asfalto e o trecho de chão batido. Além de dificultar o escoamento da produção, a via gera transtornos para os moradores.
“É muita poeira e barulho dos carros. Um pouco já diminuiu”, afirma Maria de Lourdes. Moradora do local faz cerca de 55 anos, ela conta que um pano úmido na casa é uma rotina para lidar com a poeira levantada pelos veículos.
Maria Luci recorda que antes do asfalto havia menos segurança. “Deu muito acidente aqui na frente da minha casa. Eles vinham ligeiro e caíam da pista, tanto moto quanto carro.”

Comunidade lotou o salão nobre da prefeitura para celebrar a conquista
Um problema, duas gerações
Quando a primeira escola foi inaugurada em Arroio do Ouro, o representante da comunidade era o pai de Astério Fell, atual coordenador. O prefeito de Estrela era Gabriel Mallmann, pai de Rafael Mallmann. Lá se vão mais de 30 anos.
Naquela ocasião, o então prefeito ouviu um pedido da população: o asfaltamento da ERS-129.
Ao longo deste período, a comunidade cresceu, a população aumentou, o ginásio foi ampliado, mas o asfalto não vinha. “Naquele tempo, a gente recebia 300 pessoas no salão. Hoje os bailes são para 1,2 mil pessoas”, afirma Fell.
Se forem cumpridos os prazos, a obra fica pronta no fim de abril. No dia da inauguração, haverá festa grande em Arroio do Ouro. Durante a solenidade de ontem, o prefeito Rafael brincou que estava muito magro e gostaria de ser convidado para uma galinhada. Talvez o cardápio não seja o preferido dele, mas certamente o prefeito ganhará alguns quilos.
“Tem um morador que prometeu um boi e outros que querem pagar cerveja. Vai ter boca livre”, diz Fell.
Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br