Estudantes projetam máquinas para solucionar problemas

Lajeado - QUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA

Estudantes projetam máquinas para solucionar problemas

Projeto Integrador do Senai desafia alunos a criarem protótipos para três empresas

Estudantes projetam máquinas para solucionar problemas
Lajeado

Depois do desafio lançado há um ano por três indústrias da região que buscavam soluções para problemas, 13 alunos do Senai apresentaram os projetos de máquinas desenvolvidos: uma de solda automatizada, uma esteira transportadora estampadeira de pastéis e uma máquina automatizada de corte a laser.

Participando do Projeto Integrador do Senai, pela primeira vez em Lajeado, alunos dos cursos de Mecânica, Elétrica, Gestão, Eletrônica e Administração tiveram de criar do zero o plano de desenvolvimento de uma máquina que solucionasse cada demanda das indústrias participantes.

Guilherme dos Santos

Conforme o coordenador de Educação Profissional, Marcelo Francisco, o objetivo foi aproximar os alunos de situações reais do mercado de trabalho, onde cada um, com conhecimentos específicos, precisou se unir em busca de soluções para cumprir determinados objetivos. “Com esse desafio, eles vivenciaram na pele situações reais do mercado de trabalho”, conta.

União

Compartilhando a experiência com os demais colegas, Guilherme dos Santos, 18, diz ter valido a pena todo o esforço em prol do projeto.

“Por diversas vezes, ficamos até as 2 ou 3h pensando em como fazer a máquina. Choramos e sorrimos por diversas vezes. Estivemos juntos em momentos bons e ruins”, conta.

Stefani Larissa

Embora não seja dos cursos de Mecânica e Elétrica, Stefani Larissa, 18, do curso de Administração, enfatiza o papel integrador do projeto. “Para tirar o desenvolvimento da máquina do papel, tive que aprender um pouco de mecânica, eletrônica e elétrica, assim como sei que meus colegas também tiveram de aprender um pouco de administração para que cumpríssemos nosso objetivo.”

Orgulhosa com o resultado, Adriani de Souza, 17, diz ter a sensação de dever cumprido com o desafio imposto pela indústria. “Por mais que talvez ainda tenhamos ajustes para fazer, concluímos nosso objetivo. Valeu muito a pena essa oportunidade única”, comenta.

Desafio

Satisfeito com o sucesso do Projeto Integrador, o gerente de Operações, Jerry Amarildo Hibner, parabenizou todos os envolvidos. “O projeto superou todas as expectativas. Desenvolvemos a competência técnica dos alunos e o comprometimento deles em inovar e desenvolver soluções.”

Apresentação das máquinas para três indústrias ocorreu na tarde de ontem

Apresentação das máquinas para três indústrias ocorreu na tarde de ontem

Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais