A importância do professor acompanha a experiência humana ao longo da história. Ele é o mediador do conhecimento. Exerce um papel fundamental para construção de indivíduos pensantes, críticos e preparados para serem agentes de transformação.
O educador dissemina os princípios da vida em comunidade em busca de uma realidade mais equânime.
No Brasil, a sociedade perde referência ao desvalorizar os mestres. Pesquisa internacional confirma essa triste realidade. Em um ranking de 35 países, estamos em último.
Esse cenário inspira preocupação e traz diversas consequências. Uma das profissões mais nobres tem cada vez menos interessados. Apenas 2% dos alunos do Ensino Médio têm interesse em cursar alguma licenciatura para entrar na carreira de professor, como mostra estudo da Fundação Carlos Chagas.
Reverter é possível. Para tanto, é fundamental a união da sociedade, com uma cobrança constante e permanente sobre as autoridades políticas. Para todos os governos, não basta o discurso de ter a educação como prioridade, é fundamental colocar em prática.
[bloco 1]
Como forma de contribuir à sociedade e para o professor, o A Hora criou o Programa Ensino e Educação (PENSE). A iniciativa parte do princípio de que as conquistas sociais e a busca por uma sociedade mais fraterna, justa e participativa só podem ser alcançadas por meio da valorização do professor.
Com esse ideal, A Hora, Univates, Amvat, 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE), Sicoob, Instituto Dale Carnegie e Centro Regional de Oncologia (Cron) desenvolvem projeto.
Por meio de seminários, publicações, concursos de redação e prêmios aos projetos escolares de destaque, a iniciativa tem por objetivo despertar na comunidade regional defender a importância do professor, e auxiliar na constante formação dos educadores para fortalecer as instituições de ensino e garantir o engajamento dos estudantes.
Qualquer atividade humana pressupõe aprendizado. O conhecimento só tem valor se for compartilhado. Nesta contemporaneidade volátil e imersa na tecnologia, a função do professor ganha ainda mais relevância. Eles são fundamentais para colocar o Brasil em outro patamar.
Editorial
Professor desvalorizado, país estagnado
A importância do professor acompanha a experiência humana ao longo da história. Ele é o mediador do conhecimento. Exerce um papel fundamental para construção de indivíduos pensantes, críticos e preparados para serem agentes de transformação. O educador dissemina os princípios…