Legislativos de seis municípios avaliam futuros presidentes

Vale do Taquari

Legislativos de seis municípios avaliam futuros presidentes

Antes do recesso parlamentar, última sessão será de definições

Legislativos de seis municípios avaliam futuros presidentes
Lajeado

A escolha das mesas diretoras nas maiores cidades da região deve perdurar até a última semana de dezembro. Em algumas câmaras, a tendência mediante acordo entre bancadas pode antecipar as decisões. Em Lajeado, a disputa pelo cargo de presidente do Legislativo está entre os vereadores Sérgio Rambo, do PT, e Neca Dalmoro, do PDT.

O petista negocia com o PP para formar a chapa, e também busca apoio dos representantes do MDB. Segundo informações extraoficiais, o progressista Waldir Gisch seria o nome preferido para assumir a vice-presidência, e Nílson do Arte, também do PT, para secretário da mesa diretora. O partido também busca apoio do PTB.

No outro lado, Neca Dalmoro tem o apoio do atual presidente da câmara, Ederson Spohr (MDB). Nos bastidores, Rambo foi convidado para assumir como vice-presidente, caso não formalize a própria chapa. No entanto, o PT não deve abrir mão da candidatura própria.

Rambo, 53, está no segundo mandato consecutivo na câmara. Em 2012, foi eleito com 1.170 votos (2,72% dos eleitores). Na eleição passada, em 2016, fez 748 votos (1,65%). Já Neca Dalmoro está no primeiro mandato. Ela foi eleita em outubro de 2016 com 656 votos (1,44%). Nesta atual legislatura, os dois primeiros presidentes, Waldir Blau e o atual, Ederson Spohr, são do MDB.

Indefinições pelo Vale

Em Estrela, a definição está a cargo do PTB. Os dois representantes do partido disputam a principal vaga do Legislativo. O favorito é Élio Kunzler. Mas há chances também para Felipe Schossler. A eleição ocorre no dia 17 e não se descarta uma possível “dobradinha”, com cada um dos parlamentares atuando durante meio ano na presidência.

Em Taquari, ainda não há nomes pré-definidos, o que deve ocorrer apenas na próxima semana. Já em Arroio do Meio, o nome da vereadora Adiles Meyer (MDB) é dado como certo à frente da mesa diretora em 2019.

Mesmo assim, prefere evitar qualquer definição. “Vamos por etapas. O caminho, conforme acordos pré-definidos, é esse. Mas, por ora, ainda é só uma tendência.”

Assim como na câmara arroio-meense, uma mulher deve assumir a presidência do Legislativo de Teutônia. Keetlen Janaína Link (PSD) é a principal candidata. A princípio, será chapa única. “Mas ainda vamos passar pela eleição. Nos dois primeiros anos, foram duas chapas.

A tendência, desta vez, é unirmos a oposição para trabalharmos sem conflito”, afirma ela. A definição ocorre na última sessão do ano, no dia 20. Eloir Rückert, do PSDB, é o preferido para assumir como vice-presidente.

Já em Encantado o favorito para assumir a principal cadeira da câmara é Luciano Moresco (PT). Também há um pré-acordo entre as bancadas.

“O acordo foi para os quatro anos. No primeiro, foi o PDT. Agora está com o PP. O combinado é o PT assumir em 2019, e no ano seguinte, outra vez o PP. Mas vamos aguardar”, salienta o petista.

Valdecir Cardoso (PP) deve ser o secretário, e Sander Bertozzi (PP) o vice. Entretanto, o MDB também deve protocolar a chapa própria.

POSSÍVEIS PRESIDENTES

POSSÍVEIS PRESIDENTES

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais