O governo do Estado fez a entrega simbólica dos kits de irrigação que serão destinados para 346 municípios selecionados pelo Programa de Irrigação Familiar (PIF). Os equipamentos contemplarão 371 propriedades de acordo com critérios que levam em consideração a concentração de minifúndios e os menores índices de desenvolvimento humano/renda. O valor do investimento é de mais de R$ 1 milhão.
A parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento (Mapa) incentiva a pequena produção irrigada de hortigranjeiros, estimulando o consumo e a melhoria da qualidade alimentar da população rural.
Após o treinamento de instalação, o governador José Ivo Sartori pediu aos prefeitos que acelerem a colocação em operação dos equipamentos nas zonas rurais. Os produtos, com capacidade para irrigar uma área de mil metros quadrados, reúnem caixa d’água, motobomba, tubos de plástico, rolo de cabo elétrico e peça de gotejamento. Os kits estão disponíveis para retirada das prefeituras no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A instalação será de responsabilidade dos municípios.
Seleção
Os agricultores foram selecionados de acordo com critérios como possuir declaração de aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), plano de uso da área a ser irrigada, energia elétrica e suprimento da água necessária. O prefeito de Jaguarão, Favio Telis, representando os demais municípios contemplados foi enfático: “Este ato de entrega de equipamentos vai representar um estímulo para os pequenos agricultores. É gigante a necessidade que temos nestas localidades em desenvolver a economia, sobretudo aos que produzem”.
Prestigiaram o evento o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, e o deputado estadual Ernani Pólo, prefeitos e representantes de entidades rurais.