Com os pés descalços, jalecos improvisados e a velha bola de futebol, há cerca de um ano e meio nasceu o núcleo de esportes do bairro Jardim do Cedro, que hoje ensina cerca de 60 crianças.
De jogo em jogo e gol em gol, muitas delas sonham em se tornar jogadores profissionais. Na tarde de ontem, por meio da Alaf, Sicredi e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, elas receberam mais um incentivo para a realização desse sonho, a doação de materiais esportivos.
Nas quartas e sextas-feiras, o professor de Educação Física concursado pela prefeitura, Cássio Ricardo de Moraes, 37, ministra as aulas de futebol. Ele conta que a ocupação dessas tardes com o esporte auxilia no desenvolvimento das crianças, no respeito e no cumprimento de regras, e explica que o repasse para o projeto é um incentivo para que as crianças permaneçam na atividade.
“O mais legal é que, quando elas forem jogar, terão uniformes, e no dia a dia, as meias, chuteiras e bolas para os treinos”, conta.
Participando do projeto desde o início do ano, Gabriel H. Reuter, 12, lembra como eram as aulas quando começou. “Alguns colegas vinham de chinelos, e tinham que jogar descalços. Receber tudo isso é muito legal e importante para as competições”, conta.
Este ano, a presidente do bairro é Salete Maria da Silva. Ela lembra que assim que o projeto foi proposto já quiseram adotá-lo na comunidade, por ser uma das formas de tirar as crianças das ruas e estimular a prática esportiva.
Integrante da Alaf, Edmilson Bela é um dos responsáveis pela ação de entrega dos materiais arrecadados aos bairros. Ele conta que a ação é uma parceria entre o governo municipal e a Alaf, por meio do fundo filantrópico contemplado pela Sicredi.
“Assim, conseguimos atingir núcleos sociais e bairros carentes que precisam da nossa ajuda”, ressalta.
Por meio disso, a Alaf já trabalha faz cerca de dois anos destinando esse fundo à compra dos tênis e todo o fardamento.
“Às vezes fica muito difícil não poder jogar um campeonato porque as crianças não têm fardamento ou bola. Muitos meninos não têm tênis”, lembra.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado comenta que, apesar de parecer algo muito simples, para cada criança que recebe os materiais, a alegria é grande, e faz o projeto valer a pena.
Depois da entrega do fardamento, o prefeito Marcelo Caumo e as demais autoridades e representantes das associações presentes vestiram as camisetas de jogo e espalharam-se entre as crianças para um amistoso.
Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br