A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promove na próxima terça-feira, 11, cerimônia para oficializar a adesão do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS). A solenidade inicia às 10h, no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC).
Além de integrantes de agroindústrias locais e da administração municipal, haverá a participação de representantes do governo estadual e entidades vinculadas ao meio agroindustrial. Entre as presenças confirmadas, está a do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Odacir Klein. A comunidade está convida a prestigiar.
A portaria sobre a adesão de Teutônia ao Susaf foi publicada em 21 de novembro. Após a regulamentação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no ano passado, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente iniciou as tratativas com o Piratini para viabilizar a entrada no Susaf. A medida foi uma das promessas do atual governo durante a campanha eleitoral em 2016.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilson Hollmann, a adesão ao Susaf atende ao anseio de empreendedores da cidade. “Permitirá que nossas agroindústrias, que trabalham com produtos de origem animal, possam comercializar em todo o estado. Isso trará inúmeros reflexos na economia local”, ressalta.
Os empreendimentos precisam apresentar agora a documentação, que será remetida à Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Departamento de Defesa Agropecuária da Seapi. As agroindústrias aptas receberão um selo do Susaf nas embalagens e poderão vender alimentos fora do município.
Segundo o SIM de Teutônia, quatro agroindústrias poderão ser indicadas inicialmente: uma de produtos cárneos, um entreposto de mel e duas granjas de ovos. O número pode aumentar nos próximos meses, pois outros empreendimentos já buscam a regularização.
Para o prefeito Jonatan Brönstrup, a medida beneficia a população, em especial, do meio rural. “O setor primário de Teutônia tem sido destaque na região. A adesão ao Susaf vem agregar a essa referência, ao mesmo tempo em que estimula os produtores a investirem em suas propriedades com a construção de agroindústrias, o que irá gerar renda e qualidade de vida no campo.”