Projetos sobre Lei Orgânica e prédio da Uambla são protelados

Lajeado

Projetos sobre Lei Orgânica e prédio da Uambla são protelados

Falta de avaliação pelas comissões e nova emenda geram debates

Projetos sobre Lei Orgânica e prédio da Uambla são protelados
Lajeado

Os dois projetos de lei de maior repercussão na ordem do dia de ontem foram retirados da votação pelo presidente da casa, Ederson Spohr (MDB). Com isso, a votação da nova Lei Orgânica Municipal, e a proposta de permuta do imóvel da Uambla por um terreno às margens do Rio Taquari deve ocorrer em plenário apenas na próxima sessão, agendada para terça-feira, 11.

Sobre a nova Lei Orgânica, Spohr reclama que a matéria não passou por qualquer análise por parte das comissões da câmara. Entre as mudanças previstas na proposta, a forma de votação do Plano Diretor, que passaria de “dois terços” dos vereadores para “maioria absoluta”. Também há alterações na forma de distribuição dos recursos do Executivo.

Já em relação à permuta do antigo imóvel da Uambla – localizado na rua Bento Gonçalves, entre as esquinas com as ruas Francisco Oscar Karnal e João Batista de Melo, e orçado em R$ 1,4 milhão – por uma área de três hectares na rua Osvaldo Aranha, também avaliada em R$ 1,4 milhão, o próprio presidente apresentou uma emenda modificativa.

De acordo com o texto da emenda, “antecedendo a permuta, procederá a administração municipal à realização de licitação, pelo modo de concorrência pública pela maior oferta, nos moldes da Lei Federal, tendo como valor mínimo” o que estiver previsto na proposta de lei.

Segundo Spohr, a emenda tem como objetivo trazer mais transparência ao negócio, bem como possibilitar ao município ganhos maiores com a área a ser permutada. Para ele, o texto não inviabilizaria a intenção do governo municipal.

Projetos aprovados

Seis projetos de lei denominando novas ruas foram provados na sessão de ontem. As vias são José Saramago e Harmonia, ambas em Conventos; Joaquim Lopes da Silva Sobrinho, no Campestre; Waldemar Lourenço, no Hidráulica; Arno Fernando Weisheimer, no Montanha; Arthur Felippe Theisen, em Olarias.

Também foi aprovada a criação da Semana Municipal de Combate à Violência Doméstica Contra a Mulher, que ocorrerá a partir do dia 25 de novembro de cada ano. Os vereadores também aprovaram os pareceres favoráveis do TCE às contas do Executivo de 2015 e 2016. Já a nova proposta do SIM recebeu pedido de vistas de Waldir Blau (MDB).

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais