Uma semana depois da Fenabrave divulgar que o Onix é o carro mais vendido no Brasil em 2018, a reportagem do A Hora andou com o Activ, um dos sete modelos da marca.
Com visual exclusivo, o Activ aposta na esportividade das linhas e no conforto. Apesar do foco urbano, o modelo também foi projetado para andar bem em estradas de terra.
Com bom pacote de equipamentos, o Activ agrega molduras de proteção nos para-choques exclusivos, assim como rodas de aro 15 diferenciadas, pneus mais largos e altos, rack no teto com aerofólio, detalhes personalizados no exterior e interior, cor Laranja Burning e até bússola.
Também conta com ar-condicionado, faróis de neblina, trio elétrico, direção elétrica, sensor de chuva, câmera de ré, faróis com máscara negra e assinatura em LED, volante em couro, multimídia MyLink 2 com Android Auto e Car Play. Serviço OnStar, piloto automático e abertura elétrica do porta-malas são outros itens que compõem o pacote do Activ.
O motor é o SPE/4 ECO, que tem 98 cv com gasolina ou 106 cv com etanol, além de 13,0 kgfm no derivado de petróleo e 13,9 kgfm no produto da cana. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos com seis marchas.
Os motivos do sucesso
Entre os motivos para o Onix ser um sucesso de vendas, está o pioneirismo com o sistema Mylink. Os smartphones começaram a invadir de vez o dia a dia dos brasileiros junto com a chegada da central multimídia Mylink ao mercado. A conectividade com os celulares passou a ser a bola da vez e a GM pegou a crista dessa onda com o Onix.
Um dos fatores que influenciam bastante na decisão de compra é o valor de revenda – o Chevrolet Onix está entre os carros com a menor taxa de desvalorização.
Segundo o gerente de vendas da JA Spohr, Saul Delazeri, o motivo para o Onix ser um sucesso de vendas é a tecnologia. “Ele é um carro que prima pelo design e tecnologia, com sistemas como o OnStar e o MyLink, que são inovadores.”
Delazeri ressalta que o Onix é o carro que menos perde valor em revenda de seminovo. O motorista pode comprar sem ter medo que o carro desvalorize. Salienta que a marca Chevrolet também contribui para esse sucesso. “A gama de concessionárias ajuda muito, são mais de 550 concessionárias no país. O cliente quer segurança na hora da manutenção, quer ter peças e acessórios. Ele quer ser atendido logo sem precisar se locomover a distâncias grandes, isso é uma comodidade.”
Para 2020, destaca, a Chevrolet pretende criar um novo carro para substituir o Onix. “São informações que nos passaram, tudo pode acontecer.”
Ficha técnica
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.398cm³ de cilindrada, oito válvulas, com potências máximas de 98cv (gasolina) e 106cv (etanol) a 6.000rpm e torques máximos de 13kgfm (gasolina) e 13,9kgfm (etanol) a 4.800rpm
Transmissão: tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Suspensão, rodas e pneus: dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, com eixo de torção/ em alumínio, com 6J x 15 polegadas / 195/65 R15
Direção: do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS
Capacidades
Peso: 1.092 quilos
Tanque: 54 litros
Carga (passageiros e bagagem): 375 quilos
Porta-malas: 280 litros
Dimensões
Comprimento: 3,95 metros
Largura: 1,73 metros
Altura: 1,55 metros
Distância entre-eixos: 2,52 metros
Altura em relação ao solo: 20 centímetros
Consumo
Cidade: 11,2km/l(gasolina) / 7,7km/l (etanol)
Estrada: 12,6km/l(gasolina) / 8,6km/l (etanol)
Versões e preços
Joy – A partir de R$ 44.990
LT 1.0 – A partir de R$ 48.890
LT 1.4 – A partir de R$ 55.890
Advantage – A partir de R$ 56.590
LTZ 1.4 – A partir de R$ 60.050
Effect – A partir de R$ 58.690
Activ – A partir de R$ 63.090