Permuta com antigo prédio da Uambla é avaliada na câmara

Lajeado

Permuta com antigo prédio da Uambla é avaliada na câmara

Os vereadores avaliam o projeto que prevê a permuta do antigo prédio da Uambla, localizado no centro, com uma área de três hectares localizada às margens do Rio Taquari, próxima ao Porto dos Bruder. Os dois terrenos estão avaliados em…

Permuta com antigo prédio da Uambla é avaliada na câmara
Lajeado

Os vereadores avaliam o projeto que prevê a permuta do antigo prédio da Uambla, localizado no centro, com uma área de três hectares localizada às margens do Rio Taquari, próxima ao Porto dos Bruder. Os dois terrenos estão avaliados em pouco mais de R$ 1,4 milhão. A ideia do governo é construir um parque multiuso, com marina e quadras de esportes.

Alguns parlamentares questionam o negócio. Para ser aprovado, é preciso voto favorável por 2/3 do total de vereadores. Entre os questionamentos, a similaridade entre os valores de ambos os terrenos, avaliados pela Comissão de Imóveis – formada por funcionários concursados da prefeitura e representantes de imobiliárias locais.

Na justificativa, o prefeito cita que “a permuta é um passo inicial para a transformação de uma área que por anos ficou esquecida e contribuiu para o sentimento de abandono do nosso Centro Histórico e das margens do Rio Taquari”. Inúmeras cidades, segundo o Executivo, investem na recuperação desses espaços. No entanto, ainda não existe projeto do parque, tampouco orçamento.

Já entre as obras previstas para o local a ser permutado, está a construção de quadras esportivas, pista de atletismo e corrida, ciclovia, brinquedos e banheiros.

Além disso, está prevista a reforma da rampa de acesso ao rio, possibilitando que barcos possam entrar e sair do Taquari “de forma mais segura e eficiente”. Por fim, o Executivo salienta a importância da permuta para o projeto da Rota da Inovação, “uma iniciativa para criar ao longo da av. Bento Rosa até o Centro Histórico condições propícias para que empresas de tecnologia, inovação e economia Criativa possam se estabelecer.”

Abertura de ruas

Outro trâmite já em andamento prevê a doação de um terreno localizado nos fundos dos Irmãos Maristas por parte do Estado. Chefe do Setor de Projetos Especiais, Isidoro Fornari esteve em Porto Alegre na terça-feira passada para a entrega de alguns documentos relativos a essa negociação. A ideia é prolongar a rua Capitão Leopoldo Heineck, interligando a via com a Osvaldo Aranha.

Plano Diretor

Após a sessão plenária de hoje, que inicia às 17h, o secretário de Planejamento (Seplan), Rafael Zanatta, pretende apresentar aos parlamentares o novo estudo para reformulação do Plano Diretor.

A matéria prevê a divisão da cidade em sete zoneamentos, de menor e maior densidade, e com possibilidades de mais ou menos comércios e indústrias. A ideia é protocolar o projeto ainda em 2018, mas a votação deve ocorrer só no próximo ano.

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais