Uma maratona de três dias de inovação e empreendedorismo. A 5a edição do Startup Weekend em Lajeado reuniu 35 participantes no fim de semana. A iniciativa, criada em 2007, é realizada em 150 países.
O evento iniciou na sexta-feira à noite, com a apresentação de propostas. Ao longo de 54 horas, as equipes trabalharam para tirar essas ideias do papel e torná-las possibilidades reais de negócio. Durante o processo, os participantes foram orientados por mentores, profissionais e professores das três áreas fundamentais para as startups: tecnologia, design e mercado.
Além da criação de empresas, o líder da equipe organizadora, Rodrigo de Oliveira, destaca o papel pedagógico da iniciativa. “A proposta é trabalhar tanto a criação de novos negócios quanto o desenvolvimento pessoal. A atividade estimula o trabalho em equipe e a liderança. A todo momento você é instigado a fazer algo diferente”, diz.
Projeto vencedor
Foram apresentados 16 projetos, dos quais, cinco foram desenvolvidos pelas equipes. A vencedora foi a Smart Waste, que desenvolveu um aplicativo para facilitar a reciclagem de tecidos, que pode ser adaptado para aproveitamento de outros materiais. A ferramenta faz a mediação entre as indústrias, que precisam descartar retalhos de tecidos, e quem recicla esse material.
Tatiane Borsoi, do oitavo semestre de Engenharia Civil da Univates, apresentou a iniciativa vencedora. “Tem fábricas que fazem estopa ou fios com os retalhos. E tem também finalidade para costureiras e artesãos”, afirma. A equipe é formada também por Diana Reina, Ivan Mingireanov e Lucas Scheibler
Em segundo lugar, ficou a Techfy Consultoria, que desenvolveu uma plataforma de consultoria para compra de dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones. Em terceiro, ficou a Count Stamp, com uma plataforma para facilitar a contratação e busca de pacotes para viagens. Como prêmio, as três entram para a incubadora da Univates.
Casos de sucesso
Startups são empresas que apresentam uma ideia inovadora, no produto ou no processo, geralmente relacionada com uso da tecnologia. São produtos que funcionam em escala ilimitada, que podem replicados em qualquer lugar do mundo.
O evento é realizado em 1,5 mil cidades e originou startups que viraram empresas de sucesso. Um exemplo é a Easy Taxi, que saiu do Startup Weekend Rio de Janeiro 2011.
Em Lajeado, pelo menos duas ideias apresentadas no evento se tornaram empresas reais. Na primeira edição, em 2014, foi criado o avalie.se, sistema de avaliação para estabelecimentos comerciais e eventos, da empresa Requisittus. Da edição de 2017, saiu a Re-aloc, plataforma de gestão para espaços ociosos por meio do compartilhamento.
A ação teve apoio do Grupo A Hora, Sebrae, Acil, Aztech, Avalie, Bimachine, Motomecânica Locadora, Reginp, MEQ, Traçod, Barzotto e Inovates.
Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br