Os bairros ganharam cor, conhecimento e cultura nestes últimos meses por meio do Projeto Circuito Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura de Lajeado. Dividido em três frentes, a primeira delas já está em execução, onde a Orquestra de Concertos de Lajeado, Oclaje, é responsável por levar as atividades culturais às comunidades.
Seja pela música, pelo teatro, ou pela mescla das duas artes, o grupo coordenado pela Oclaje sai em caravana pelos bairros para levar cultura e diversão.
Dessa forma, a ação promove a ocupação dos espaços públicos com entidades artísticas culturais, estimulando a participação das comunidades e também o envolvimento de artistas dos respectivos bairros onde ocorrem as programações.
“A ideia do projeto é poder descentralizar a cultura e levá-la para os 27 bairros”, conta coordenadora de Cultura, Talita Fracalossi. Ela acredita que toda a ação tem importância fundamental no compartilhamento de conhecimento e aproximação das comunidades, e para fazer com que todos tenham uma visão diferente da que estão acostumados sobre o mundo.
As duas outras atividades iniciarão em fevereiro, ligadas à cultura gaúcha dentro das escolas e às histórias e estórias de Lajeado. Assim, conta, nesta parte do projeto, os alunos de escolas municipais serão levados ao Parque Histórico e à Casa de Cultura, assistindo a apresentações e ouvindo contos sobre o crescimento de Lajeado e como tudo aqui começou.
Na parte gaúcha, serão 36 atividades tradicionalistas, duas para cada escola. Uma delas envolverá os alunos e a outra, a comunidade escolar, com o objetivo de divulgar e fortalecer a cultura gaúcha, história e folclore da região.
No Parque Histórico, serão 20 encontros quinzenais com até 50 estudantes e dois encontros abertos à comunidade aos fins de semana, com a presença de historiadores e moradores antigos do município.

Oclaje é a responsável por levar cultura aos bairros pelo Circuito Cultural
Próximas atividades
8/12 – Ginásio Aberto, rua Waldemar Schosler, 190, bairro Moinhos D’Água
16h – Oficina de Iniciação Teatral
17h – Projeto Microfone Aberto
17h30min – Oficina de Produção Cultural
18h – Orelhudos
16h às 19h – Recreação SESC Lajeado
9/12 – Em frente ao ginásio na rua Benjamin Constant, bairro Montanha
16h – Oficina de Iniciação Teatral
17h – Projeto Microfone Aberto
17h30min – Oficina de Produção Cultural
18h – Orelhudos
16h às 19h – Recreação Sesc Lajeado
Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br