Dois gestores do alto escalão do governo anunciaram que deixarão as atividades até o fim do ano. Por motivos particulares, Gilson Hollmann sairá da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente; e Paulo Brust, da Secretaria da Educação. Conforme o prefeito Jonatan Brönstrup, a administração ainda não definiu quem conduzirá as pastas no segundo biênio do mandato.
Hollmann alega ter recebido um convite para retornar à função que sempre gostou de desempenhar, na área comercial. Sem dar mais detalhes sobre os planos futuros, agradece ao chefe do Executivo pela possibilidade de atuar no centro do governo. “Para mim foi uma honra poder trabalhar com ele”, declara.
Conforme o secretário, o sentimento é de ter feito o melhor possível na oportunidade. “Sempre buscamos fazer com que os recursos destinados à agricultura realmente permanecessem no setor primário”, comenta. Para Hollmann, há outros nomes com plenas condições para dar continuidade ao trabalho desempenhado.
Formado em Gestão de Agronegócios, Hollmann tem quase 30 anos de experiência como representante comercial. Antes de assumir como secretário de Agricultura e Meio Ambiente, foi representante comercial da Cooperativa Languiru.
De acordo com Brust, não há razões específicas para se desligar do cargo. Segundo ele, trata-se do encerramento de um ciclo. “São questões bem pessoais que motivaram essa decisão. Foi um grande aprendizado, um momento de oportunidades, de resolução de questões que precisavam ser solucionadas e de avanços na educação de Teutônia”, ressalta.
O secretário agradece pela oportunidade de trabalhar à frente de uma das áreas mais importantes da municipalidade. “Acredito que virão coisas muito boas em 2019 pelas quais nós trabalhamos bastante para que pudessem chegar à população”, destaca, mencionando avanços em infraestrutura, aspectos pedagógicos, base comum curricular, entre outras políticas desenvolvidas.
Com quase 20 anos de experiência como docente da rede municipal, Brust é formado em Biologia. Antes de assumir a pasta, foi diretor do Centro Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola e da escola Professor Alfredo Schneider.
Sem surpresas
Acerca dos desligamentos, o prefeito frisa que ambos se retiram por motivações pessoais. Segundo ele, os dois deixaram contribuições importantes nas respectivas secretarias. Apesar de novos nomes serem estudados, ainda não há sucessores definidos. “Vamos construir com o grupo do governo alternativas para que as pessoas que entrarem também sejam comprometidas”, afirma.
Embora o anúncio das saídas seja recente, Brönstrup diz que já estava ciente há mais tempo sobre as decisões de Hollmann e Brust. “Contribuíram muito para que colocássemos boa parte do nosso plano de governo em prática. Foi um aprendizado para todos. Só tenho a agradecer pelo trabalho prestado até agora”, salienta.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br