Neste sábado, às 14h30min, a locomotiva Maria Fumaça Malet parte de Guaporé para seu segundo e mais longo passeio turístico pela Ferrovia do Trigo, no Vale do Taquari, após décadas desativada.
A convite dos organizadores, eu e a jornalista Gesiele Lordes, do A Hora, embarcaremos nesta experiência inédita, após 40 anos fazer seu primeiro trajeto pelo Viaduto dos 13, em Vespasiano Corrêa.
A estreia foi na quinta-feira, em trecho mais curto – de Muçum a Guaporé. Neste sábado, o destino será morro abaixo, rumo ao Porto de Estrela, onde a locomotiva chegará depois das 20h.
Serão seis horas de viagem numa velocidade que tem autorização para no máximo 42km por hora, embora sua capacidade seja quase 50% maior. Cabem pouco mais de 50 passageiros a bordo, entre os quais pretendo registrar paisagens deslumbrantes sobre um dos caminhos mais bonitos e singulares do Rio Grande do Sul.
Parece um sonho, e de fato é. Faz 20 anos que a região tenta emplacar essa âncora turística para tirar o projeto do papel. Ao que tudo indica, o fogo que mantém o trem em movimento não deve se apagar mais. O desafio é do foguista que precisa estar atento durante todo o caminho e repor a lenha que queima para manter o fogo e a pressão. Manter a chama acesa também é o desafio das autoridades regionais para que o turismo emplaque dez vez.
“Trem para colocar o turismo nos trilhos” foi a manchete estampada na capa do A Hora dessa sexta-feira. Inspiradora, a reportagem do colega Cristiano Duarte traz a opinião nostálgica do aposentado José Borges, presente no ato de lançamento esta semana. Em 1969, ele era soldado e trabalhou na construção da ferrovia por onde viajou o ex-presidente Getúlio Vargas. Aliás, o vagão com o quarto presidencial está preservado e pode ser apreciado e utilizado pelos turistas.
Exemplos de sucesso não faltam. Basta invocar a Maria Fumaça da Serra e o Trem de Morretes, no Paraná. Ambos já tive o prazer de experimentar mais de uma vez e, todo retorno causa uma sensação nova e prazerosa.
O turismo é algo fundamental para uma cidade ou região que se pretende atraente aos olhos dos investidores, especialmente no que tange a inovação. Lajeado esboça movimento forte nos bastidores para se tornar destino desejado dos empreendedores, e nada mais estratégico do que preparar a região para o turismo.
“Se retornamos aos trilhos, então estamos no caminho para acelerar o desenvolvimento regional!”
CONFEC+ reunirá setor de confecções em 2019
Feira focada em potencializar o setor de confecções será lançada nesta terça-feira, dia 4, na Acil de Lajeado. A ideia é ampliar o mercado e os negócios do setor na região, além de desenvolver e potencializar pequenos empreendimentos.
Alexandre Comel, da Comel Assessoria e Consultoria em Gestão Empresarial, e Maísa Rasche, da Moldes Roupas, são os dois entusiastas da ideia, que terá na retaguarda a Lume Eventos e a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Governo de Lajeado, Univates, Sebrae, CIC Vale do Taquari, CDL Lajeado e Cacis de Estrela também estão no rol de apoiadores.
O principal objetivo é aproximar a diversidade de fornecedores e novas tecnologias. Existem 321 empresas do ramo na região, o que cria um ambiente favorável para o evento, que ocorrerá de 15 a 17 de agosto de 2019, no Parque do Imigrante, em Lajeado.
Um sai, outra entra
Mariela Portz deve integrar a equipe do segundo escalão do Governo de Eduardo Leite, na Casa Civil. A secretaria é a mais estratégica e próxima do futuro governador. Atualmente, trabalha nesta pasta o santa-clarense, Fabrício Renner, que retornará às origens para trabalhar com o prefeito Paulo Kohlrausch, com quem iniciou sua militância no mundo político.
Em conversa com a coluna, Mariela afirma que não tem nada definido.
Mulheres na linha de frente
O PMDB de Lajeado conjectura a mesa diretora da câmara de Lajeado para Neca Dalmoro (PDT). Celso Cervi é o articulador do partido que também se prepara para alçar voo no Executivo em 2020, possivelmente com Carlos Ranzi.
Outra mulher cotada para assumir um cargo diretivo é Daiani Clesnei da Rosa, indicada pelo PSDB de Lajeado para assumir a 3ª Coordenadoria de Educação. Daiani é mestre em Educação e tem um vasto currículo na área. Atualmente é professora de Ensino Superior.