Cemitério de caminhões preocupa moradores

Estrela

Cemitério de caminhões preocupa moradores

Há seis anos, carcaças de veículos são abandonadas em terreno junto à creche do bairro

Cemitério de caminhões preocupa moradores
Estrela

Ana Bernadete Menezes se mudou para o bairro Pinheiros faz seis anos. Sua casa é a última da rua Herta Lohmann Porn. O terreno faz fronteira com outro que, até então, ela garante que era limpo. Meses após a chegada de Ana e de outros moradores, carcaças de caminhões começaram aparecer na área vizinha, que pertence à Paradiso Giovanella Transportes.

São caçambas, carrocerias, cabines, pneus velhos e inutilizados. Centenas de itens. Um cemitério de caminhões.

O mato alto já esconde parte da sucata. De acordo com os moradores, a situação facilita o aparecimento de animais. “Uma noite dessas entrou uma cobra aqui em casa, meu marido que teve que tirar”, conta Ana.

O problema é agravado pois o terreno faz divisa com a escola Espaço de Sonhos, que atende 155 crianças de 4 meses a r anos. A Associação de Pais e Mestres já procurou a empresa e a prefeitura para tentar a limpeza do terreno. Em janeiro de 2017, foi aberto um protocolo na prefeitura. Mas o problema não foi resolvido.

Associação de Pais e Mestres procurou a empresa para pedir a limpeza

Associação de Pais e Mestres procurou a empresa para pedir a limpeza

Mosquitos, aranhas e cobras

A presidente da associação, Juliane Walter, afirma que a maior preocupação é com os insetos que aparecem dentro da escola. “Bichos de todos os tamanhos. Já pegaram aranha e cobra no pátio. E tem a questão dos mosquitos. Aquelas carrocerias ficam com água acumulada, foco de doenças como dengue”, afirma. Juliane tem duas filhas na Espaço de Sonhos, uma de 9 meses e outra de 4 anos.

Lúcia Leonhardt é uma das primeiras moradoras da rua e avó de três alunos. Ela afirma que o problema se agrava nas épocas quentes do ano. “Eu falei com a direção porque isso não pode ficar assim. Cada dia vem uma criança inchada, cheia de alergia”, diz a moradora que se queixa também da falta de limpeza em outros terrenos do bairro.

Além da sujeira e da proliferação de insetos, a comunidade manifesta preocupação com a segurança. Outro morador relatou que já presenciou, à noite, pessoas tentando roubar pneus velhos e parte das sucatas.

Terreno é de transportadora

A maior reclamação é em relação à rua Herta Lohmann Porn, pela presença de crianças. Entretanto, nas ruas paralelas, a cena se repete por pelo menos cinco quadras. O terreno da empresa inicia na BR-386 se estende por centenas de metros.

Procurada pela reportagem, a Paradiso Giovanella Transportes não respondeu até o fechamento desta edição. O secretário de Meio Ambiente e Saneamento Básico do município, Hilário Eidelwein, disse não ter informação sobre o assunto.

Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais