O Parque Científico e Tecnológico recebeu no dia 6 de novembro o primeiro dia do 3ª InovaTecnovates. Com foco na produção de alimentos, o evento visa qualificar as empresas do segmento, abordando temas como as novas tecnologias de processamento e embalagens, boas práticas de produção, legislação e técnicas para avaliação de tempo de prateleira.
A engenheira de Alimentos Renata Hoffmeister abriu o painel falando sobre a estrutura e composição da carne, os cortes de bovinos, de frango e suínos e o abate. À tarde, foram realizadas atividades práticas envolvendo a microbiologia e os aspectos físico-químicos da proteína animal.
O coordenador de Desenvolvimento de Produto da Brasilata, Marcelo Kern Junqueira, ministrou um seminário de embalagens à noite. Ele abordou os tipos, as utilizações, tendências e legislações do acondicionamento dos alimentos.
Programação continua
O segundo dia de atividades do InovaTecnovates ocorre no dia 28 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 19h. Na ocasião, será realizado o treinamento em teste acelerado de tempo de prateleira (shelf life), no miniauditório do Tecnovates.
Doutora em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, Francielle Bücker falará sobre as técnicas de avaliação de vida útil de alimentos e as tecnologias de preservação de alimentos. A inscrição para a atividade é gratuita e pode ser realizada no site da Univates (www.univates.br)