Foram apreendidos 267 quilos de alimentos impróprios para consumo humano em ação de fiscalização em dois estabelecimentos na manhã de ontem. Foram encontrados produtos fora da validade e acondicionados ou fracionados de forma inadequada. Havia produto vencido desde 2016.
Um dos locais, a Quitanda Colonial, no bairro Florestal, foi interditado.
O supermercado Pessi, no bairro Montanha, teve a padaria e o açougue fechados. As interdições são medidas cautelares. De acordo com a Vigilância Sanitária, os estabelecimentos são reincidentes.
A operação é feita em conjunto entre Ministério Público, Polícia Civil, Brigada Militar, Vigilância Sanitária e 16ª Coordenadoria Regional de Saúde.
O caso mais grave foi o da Quitanda. De acordo com a 16ª CRS, a estrutura apresentava mofo, teias de aranha e fiações expostas. O local deverá passar por reforma antes da reabertura.
Para a fiscal da Vigilância Sanitária do município, Paula Kern, os casos não são isolados. “O que aconteceu nesses locais acontece em quase todos supermercados pequenos, médios e grandes. É uma questão cultural”, afirma.
Os alimentos recolhidos foram encaminhados à ONG Amando, Protegendo e Ajudando Muito os Animais (Apama).
“Todos foram avisados”
O promotor Sérgio Diefenbach afirmou que não há falta de informação. “Todos foram avisados à exaustão em cursos de boas práticas que foram oferecidos.” Diefenbach disse ainda que ações como essa serão rotina na cidade.
No momento da ação, é feito o auto de infração. Em um segundo momento, pode haver multa e até mesmo interdição total com suspensão da licença, em casos mais graves.
Os estabelecimentos têm um prazo de 15 dias para apresentar defesa. Assim que as irregularidade forem sanadas, os proprietários devem comunicar à Vigilância Sanitária, que faz nova inspeção para verificar a possibilidade de reabertura.
Mercado reaberto
É a segunda ação conjunta com apreensões em duas semanas. No dia 13, foram apreendidos 600 quilos de carne imprópria para consumo em fiscalização em dois estabelecimentos do bairro Conventos.
A Vigilância informou que o mercado Dois Guris já fez os ajustes e voltou a funcionar normalmente. Outro local verificado, o mercado Blau, segue interditado parcialmente.
Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br