Com 178.401 unidades vendidas até a primeira quinzena de novembro, o Onix, da GM, garante com antecedência a liderança do mercado brasileiro pela quarta vez seguida. Índices da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam que durante todos os meses do ano o hatch liderou as vendas. Além disso, mantém uma diferença boa para o segundo colocado e dificilmente perderá o posto de carro mais vendido do ano.
O segundo mais comercializado em 2018 é o Hyundai HB20, com 91.907 unidades até a primeira quinzena de novembro, volume que não garante a posição para o fechamento do ano, pois o terceiro colocado, o Ka, está a menos de três mil carros atrás (88.988).
Os demais modelos estão mais distantes. O Gol deve fechar o ano na quarta posição (tem 65.344 até agora), enquanto Prisma (60.957) e Polo (60.511), disputam a sexta posição em 2018. Já a picape Strada parece consolidada em sétimo lugar, com 58.936 unidades; o Argo em oitavo, com 55.235 e o Kwid, que com 54.372 carros, também tem praticamente garantida uma posição entre os primeiros.
Já a última posição do ranking dos dez mais está indefinida. O Compass leva a melhor, com 52.871 unidades, mas é seguido de perto pelo Corolla, que vendeu 51.265, e pela picape Toro, com 50.478 unidades. Com mais um mês e meio de vendas, essas posições podem ser trocadas, ou consolidadas.
Sandero, Mobi, HR-V, Creta, Saveiro, Kicks e Renegade também devem garantir uma posição entre os 20 mais vendidos no ano.
No Vale do Taquari
Saul Delazeri, gerente de vendas da J.A Spohr, concessionária Chevrolet para a região, conta que esses números são uma realidade do carro no mercado brasileiro. Destaca que os números também são muito semelhantes no Vale. Em outubro, por exemplo, foram negociadas 30 unidades do Onix.
Delazeri aponta como destaque do Onix a motorização e a beleza estética. “É um carro diferenciado em relação aos concorrentes de mercado, mesmo tendo um preço mais alto, o cliente busca fazer um investimento, pela qualidade que é o veículo.”