Nos meses de férias, é comum ver nas estradas carros parados no acostamento, capô aberto e a família esperando o socorro. O jornal A Hora, em parceira com a oficina multimarcas Autec, preparou uma lista do que você precisa checar antes de sair de viagem.
De acordo com Paulo Vicente Lunkes, gerente administrativo da empresa, antes de qualquer viagem, as pessoas devem programar a revisão do carro. “É sempre bom que as pessoas venham uns 15 dias antes de viajar e façam a revisão, até porque o carro é mexido, aí daqui a pouco ele não se adapta a alguma peça e corre o risco de ficar empenhado. Então o período da revisão de férias é agora.”
Destaca que uma revisão varia muito de acordo com o precisa ser feito e dura cerca de três horas. Um dos itens mais procurados, diz, é a redução de consumo. Lunkes conta que os clientes chegam na oficina pedindo para os mecânicos ajudarem a reduzir o consumo do combustível. Ele destaca que, para fazer uma média boa, o carro precisa estar com o filtro de combustível limpo, ter a limpeza de bico em dia e as velas em condição.
Dicas para uma viagem segura
Pneus: É um dos itens que deve ser checado. Por meio de um indicador de desgaste, no meio das ranhuras do pneu, o motorista pode ver quão desgastado está o pneu. É importante também calibrar com a pressão indicada pelo fabricante. Ela está descrita no manual do veículo e, algumas vezes, em adesivo preso na coluna da porta ou na tampa do tanque do combustível. O motorista também deve observar que, com o carro cheio, é necessário colocar mais libras de pressão no pneu. Lembre-se de verificar também o estepe.
Sistema de arrefecimento: Embora em estradas, ele seja menos exigido, caso haja algum congestionamento ou em situações de subida de serra, pode acontecer uma maior demanda por refrigeração do motor. Verifique se as mangueiras estão em bom estado, assim com a tampa do reservatório. A cada dois anos, o líquido deve ser substituído e nunca deve se utilizar apenas água.
Freios: O motorista, por conta própria, pode verificar o nível do fluido do sistema. O reservatório fica dentro do compartimento do motor. O fluido não diminui com o uso, então, se estiver baixo, é preciso verificar o sistema, pois, provavelmente, existe algum vazamento ou as pastilhas e discos estão com desgaste acentuado. O fluido de freio absorve umidade com facilidade. Então, após o problema ser reparado, ele não deve ser completado, mas substituído por um dentro das especificações determinadas pelo fabricante.
Filtros do ar e combustível: Eles são essenciais para o bom funcionamento do motor. Influenciam diretamente no consumo de combustível se estiverem velhos. Em casos de muita sujeira, podem entupir. Ambos têm prazo de validade estipulado pelas montadoras.
Óleo: O nível do óleo também é simples de ser checado e merece atenção. Se estiver baixo, deve ser completado com um lubrificante com as mesmas especificações do que já está sendo utilizado. Agora, se já estiver perto do prazo para troca, seja por tempo ou quilometragem, vale a pena fazer a substituição.
Bateria: Quase ninguém se importa com a bateria até o carro não pegar mais. Mas ela também deve ser revisada antes das viagens.
Suspensão: A suspensão dos carros deve ser revisada a cada dez mil quilômetros, incluindo fazer geometria e balanceamento. É importante verificar o desgaste de amortecedores, molas, buchas e batentes. Puxadas na direção do carro em retas ou ruídos podem ser indícios de algo errado na suspensão.
Outros itens: O estado da palheta do limpador de para-brisa, o esguicho do limpador. Além disso, olhar se a chave de roda, o triângulo e o macaco estão no porta-malas. As luzes de seta, de ré e os faróis devem estar 100% funcionais. Claro, o documento do carro e a carteira de habilitação também devem estar em dia.