A equipe sub-14 de basquete do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) foi recepcionada com festa ontem, 27, após a conquista do vice-campeonato nacional dos Jogos Escolares da Juventude. O time representou o RS no torneio encerrado nesse domingo, 25, em Natal (RN). Trata-se do melhor desempenho da instituição na modalidade em competições escolares.
Com direito a passeio em caminhão dos bombeiros pelas principais ruas de Lajeado, a homenagem foi organizada por pais e mães dos atletas. No fim da tarde, os garotos foram surpreendidos na saída do treino por dezenas de familiares, amigos e colegas de aula. O ato contou com a presença do prefeito Marcelo Caumo e do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel.
Conforme o diretor-geral do Ceat, Rodrigo Ulrich, o resultado gerou muito orgulho para a escola e o município e é reflexo do projeto de investimento no esporte desempenhado pela instituição. “É um símbolo de projeto mais amplo do que a própria quadra. A gente sabe o quanto a prática esportiva desenvolve os alunos enquanto sujeitos”, destaca.
O coordenador desportivo do colégio, Clairton Wachholz – o Xis –, lembra que a participação dos estudantes no torneio em Natal é decorrente da campanha brilhante do time para vencer nas etapas regional e estadual. A geração também foi campeã do Torneio Início da Federação Gaúcha e do Campeonato Estudantil do RS. “É uma categoria vitoriosa e muito promissora”, frisa.
“É importante destacar o aspecto formativo, especialmente nesta faixa etária. Lidar com toda a pressão, resolver problemas de forma coletiva, vencer em grupo e perder em grupo são aprendizados importantes, que eles levarão para a vida, independente das áreas que seguirem”, ressalta Wachholz.
“Guerreiros”
Entre os familiares que lideraram a torcida organizada pelos atletas, está Candice Reali Dahmer, mãe do jogador Leonardo. “Eles foram muito guerreiros, lutaram muito por esse título. Essa homenagem é para coroar todo o esforço feito para representar nossa cidade e o nosso estado lá fora”, realça.
Pai do atleta Vicente, Mateus de Souza salienta que o time enfrentou grandes potências do basquete e enfrentaram em nível de igualdade a equipe de São Paulo, que foi a vencedora. “Conseguiram fazer algo surpreendente e inacreditável. Independente se vão seguir ou não a carreira de atletas, eles nunca esquecerão essa experiência”, afirma.
Ex-armador da equipe de basquete do Ceat, o prefeito Marcelo Caumo comenta ser gratificante reviver as emoções do esporte ao celebrar a conquista dos meninos. “A vida é repleta de altos e baixos, e é preciso persistir e lutar porque os desafios sempre existirão. É uma lição de vida fantástica que o esporte proporciona”, ressalta.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br