O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Lajeado tem 62 vagas abertas. Vanderléia Bottega, coordenadora da agência, afirma que são entre 80 e 100 oportunidades por mês. “As empresas procuram estabilidade em empregos anteriores, experiência e escolaridade. Uma empresa busca pessoas com Ensino Médio completo para venda, mas não está conseguindo”, afirma.
Ontem à tarde, duas seleções aconteciam no escritório do Sine em Lajeado. Uma empresa de cartões de crédito buscava vendedor pracista e uma farmácia oferecia vaga de auxiliar de limpeza. Ruth Mari da Rosa era uma das interessadas no emprego na farmácia.
Aos 45 anos, ela está desempregada há seis meses. Tem experiência em funções como cozinheira, serviços gerais e auxiliar de limpeza. Mãe de três filhos, ela trabalha fazendo faxina, mas procura algo fixo. “Quem tem família quer um emprego fixo, todo final do mês ter aquela certeza de que o dinheiro vai estar ali”, diz. Moradora do bairro Santo Antônio, Ruth acredita que existe preconceito em relação ao endereço na hora de escolher o funcionário.
Os interessados nas vagas devem ir ao Sine com carteira de trabalho e documento de identidade, faz um cadastro e é encaminhada para as vagas do seu perfil.