Do início de ano até o dia 16 de novembro, 139,7 mil quilos de alimentos foram arrecadados e doados a intituições pelo programa Mesa Brasil Sesc dos Vales do Taquari e do Rio Pardo. A iniciativa beneficiou 9.580 pessoas, atendidas por 107 entidades sociais. Em todo o país, a arrecadação chegou a 1,5 mil tonelada.
O Sesc apresentou os números da iniciativa ontem à noite no encontro da Rede de Solidariedade. Durante o evento também foram homenageados doadores, parceiros e voluntários da iniciativa. Nos Vales, são 100 empresas e instituições parceiras. O jornal A Hora recebeu a homenagem pelo apoio ao programa.
Além da distribuição de alimentos, foram realizadas 77 ações educativas, capacitando 1752 pessoas em boas práticas em produção.
Capacitação
O programa conta com uma equipe de logística, com caminhão refrigerado, motorista e auxiliar de carga e descargas e uma equipe técnica, com nutricionista e assistente social, que direcionam as doações de acordo com o perfil das instituições. Além dos alimentos o Mesa Brasil também recebe doação de serviços.
O programa conta ainda com uma rede de voluntários, que fazem o trabalho de oficinas e palestras. São professores, nutricionistas e outros profissionais que auxiliam na execução das ações educativas.
“A gente trabalha muito na captação de doações, mas também capacitamos as intituições para que elas utilizem este alimento na integralidade. As ações educativas são o diferencial deste trabalho”, afirma Betina Duraysky, gerente do Sesc Lajeado.
Doa e recebe
O Centro Terapêutico Sao Francisco é uma das instituições beneficiadas. A comunidade terapêutica trata pacientes com problemas com álcool e outras drogas. O centro, localizado no bairro Imigrante, em Lajeado, atende 20 pacientes, que permanecem entre 4 e 6 meses em tratamento. O centro atende convênios com prefeituras e pacientes particulares.
O centro terapêutico atua nas duas pontas do programa. “Nós recebemos doações e também somos doadores. Temos uma horta onde são produzidos alimentos que são doados. E os alimentos recebidos são preparados pelos próprios residentes.”, afirma a assistente social Viviana da Costa.
Números nos vales
139,7 toneladas de alimentos distribuídos
100 Doadores/Parceiros
107 entidades asistidas
9.850 Pessoas beneficiadas
R$ 644,9 mil revertidos em reformas estruturais, Aquisição de materiais, ampliação do quadro técnico e alimentação diversificada (estimativa)
Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br