Manhã para exercitar cães e donos

Teutônia

Manhã para exercitar cães e donos

Idealizada por universitários, 1ª Cãominhada promove benefícios à saúde humana e canina

Manhã para exercitar cães e donos
Teutônia

Movimentar o esqueleto de cachorros e donos foi o objetivo da atividade promovida na manhã desse domingo, 25. Cerca de 60 pessoas levaram os animais para a 1ª Cãominhada de Teutônia. A iniciativa foi de um grupo de estudantes da Univates, em parceria com a Associação Protetora dos Animais de Teutônia (Apante).

Cães de diversos tamanhos e raças participaram do passeio, que percorreu cerca de 2 quilômetros, pelas ruas do centro administrativo. O evento arrecadou mais de 230 quilos de ração para auxiliar no trabalho desenvolvido pela entidade nos cuidados de animais em situação de abandono. Além da caminhada orientada, houve dicas com veterinários e sorteios de brindes.

A ideia surgiu de quatro acadêmicos do curso de bacharelado em educação física: Natália Caroline Pinto, William Reichert, Luiza Simon e Lucas Unever. Para atender a proposta de efetuar uma “ação em saúde”, na disciplina de Educação Física e Saúde, o grupo captou patrocínios de agropecuárias e petshops, bem como o apoio da Apante.

“Queríamos fazer um evento que tivesse continuidade. Sabíamos que outras cidades já promovem a Cãominhada, então pensamos em iniciá-la também em Teutônia”, explica Natália. Como todos os integrantes do grupo são adoradores de cachorros, o intuito foi aliar a prática da caminhada com uma programação divertida para os amigos de quatro patas.

Conforme o presidente da Apante, William Hilgemann Klein, a iniciativa tem tudo para dar certo em Teutônia, onde existem muitos donos de cães e um movimento ativo na defesa dos direitos animais. “Todo evento com objetivo de apoiar a causa animal é muito bem-vindo porque ajuda a criar na comunidade uma cultura de participação e solidariedade”, destaca.

Além dos benefícios da prática da caminhada para a saúde humana, o exercício também é muito positivo aos animais, tanto na parte física como psicológica. “Para cães que costumam ser estressados ou muito agitados, é importante que o dono os leve para passear para que fiquem mais calmos e sociáveis”, frisa Klein.

Cachorreiros aprovam

Geane Godoy e a Pipe adoraram a programação. Acostumada a fazer atividades físicas três vezes por semana, lamenta não ter mais tempo disponível para se exercitar junto com a cachorra. “É muito legal essa iniciativa para a gente lembrar que o cachorro também precisa passear, se exercitar e socializar. Se tiver no ano que vem, a gente vem de novo”, afirma.

O casal Clarice Lagemann e Julio Strate também aproveitou para colocar a dupla Orishô e Belinha para se movimentar. Além dos benefícios da atividade física, ter um momento especial para dedicar aos filhotes é fundamental. “Achei muito interessante. Hoje em dia não dá para ficar parado. Assim a gente leva eles para passear e faz o nosso exercício também”, comenta Clarice.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais