O fim de semana foi dedicado à arte. Na 15º edição do Canto da Lagoa, mais de 8 mil pessoas estiveram no Parque João Batista Marchese entre sexta-feira e domingo. Festival dedicado às composições autorais, como forma de incentivar e divulgar o trabalho de artistas e de novos talentos.
Neste ano, mais de 400 canções foram inscritas. Na sexta-feira, foi a fase regional. Doze músicas foram apresentadas na primeira noite do festival. Artistas da região trouxeram as composições inéditas para o palco e concorreram aos prêmios individuais e à classificação para a Fase Nacional. No outro dia, ocorreu a final da fase nacional.
Nesta fase, houve a participação de músicos do Brasil e de países do Mercosul. Para o coordenador do festival, Luciano Moresco, o evento foi importante por mostrar a diversidade de estilos. “O Canto da Lagoa é livre. Tem espaço para todos os gêneros.”
Xote, Moçambique, MPB, guarância, valsa, condombe, entre outras vertentes musicais foram apresentadas no palco do festival. Segundo Moresco, o Canto da Lagoa é um festival que valoriza todas as tendências musicais que fazem parte da cultura brasileira.
Pelo regulamento, 14 músicas concorrem na fase nacional. Catorze músicas se apresentam nesta fase – 10 selecionadas dentre as quase quatrocentas musicas inscritas, e as quatro classificadas da fase Regional.
Artistas de renome
O Canto da Lagoa Teve show de Kleiton e Kledir, na sexta-feira, reunindo público de todas as idades, que cantou e dançou os sucessos que marcaram a trajetória da dupla. Outro destaque foi a dupla sertaneja Fernando & Sorocaba. Eles se apresentaram na noite de sábado.
Talentos nas escolas
O Canto da Lagoa Estudantil abrange as escolas da 3ª Coordenadoria Regional de Educação e as instituições de ensino de Encantado, incluindo a rede particular. Dez músicas foram selecionadas pela comissão.
O Canto Estudantil ocorreu domingo à tarde. Familiares, amigos, professores e alunos das escolas participantes lotaram o ginásio do Parque João Batista Marchese para acompanhar as apresentações.
Vencedores do 15º Canto da Lagoa
– 1º lugar: Luzia, de Ronison Borba e Igor Tadiello. Música de Santa Maria/RS;
– 2º lugar: Palavra, de Marcelo D’Avila e Zebeto Corrêa. Música de Belo Horizonte/MG;
– 3º lugar: Rancho de Caboclo, de Adair José Palombo e Francisco Fernandes dos Santos. Música de Pinhais/PR;
Destaques
– Melhor Intérprete: Igor Tadiello, da canção Luzia.
– Melhor Instrumentista: Ronison Borba, da canção Luzia.
– Melhor Melodia: Ranchinho, de Gilberto Lamaison e Gabriel Lucas dos Santos
– Melhor Letra: Luzia, de Paulo Ricardo Costa, Ronison Borba e Igor Tadiello
Estudantil
Vencedores
– 1º lugar: Nessa Incerteza, de João Gabriel Dalla Barba e Alisson Gerevini (Instituto Monsenhor Scalabrini, de Encantado);
– 2º lugar: Certas Cartas, de Yasmin Schwab (Escola Perpétuo Socorro, de Roca Sales);
– 3º lugar: Qual Seria a Graça, de Vinícius Agostini Gianezini e Lara Thomazi Pretto (Escola Antônio de Conto e Colégio Mário Quintana, de Encantado);
Destaques
– Melhor Melodia: música Nessa Incerteza, de João Gabriel Dalla Barba e Alisson Gerevini (Instituto Monsenhor Scalabrini, de Encantado);
– Melhor Letra: música Qual Seria a Graça, de Vinícius Agostini Gianezini e Lara Thomazi Pretto (Escola Antônio de Conto e Colégio Mário Quintana, de Encantado);
– Melhor Instrumentista: Diogo Yurre da Costa, música Vaneirão Bem do Meu Jeito (Escola São Francisco, de Progresso);
– Melhor Intérprete: Yasmin Schwab, música Certas Cartas (Escola Perpétuo Socorro, de Roca Sales);
– Melhor Arranjo: música Nessa Incerteza (Instituto Monsenhor Scalabrini, de Encantado);