A força está nos negócios
A Expovale 2018 apresentou um acréscimo impressionante nos valores negociados ao longo dos nove dias de evento. Foram R$ 57 milhões em negócios concretizados ou prospectados, alta de 73% na comparação com a última edição. Em 2016, o total foi de R$ 33 milhões.
Os resultados mostram uma retomada de foco da feira, renovando o protagonismo dos negócios. Em 2016, no auge da crise econômica nacional, as transações ficaram 40% abaixo das registradas dois anos antes.
É fato que o público caiu mais uma vez. Em 2014, o parque foi visitado por 140 mil pessoas, e por 112 mil em 2016. A edição deste ano teve 87,5 mil visitantes, uma diferença que se justifica pela ausência de shows de projeção nacional.
A decisão foi tomada devido ao pouco resultado obtido com as apresentações de grandes artistas nos anos anteriores. Diante do crescimento nos valores negociados, a queda no público foi pequena, e reforça o principal motivo de existência da feira: incentivar os negócios e mostrar a força da indústria, comércio e serviços do Vale do Taquari.
Maiores empresas da Região Sul
Porto Alegre recebeu na terça-feira, 20, a apresentação dos resultados da pesquisa 500 Maiores do Sul, realizado pela Revista Amanhã em parceria com o PwC Brasil. Sete empresas do Vale do Taquari aparecem no ranking, que completa 28 anos de existência.
A pesquisa considera o patrimônio líquido, a receita líquida e o lucro líquido para definir o Valor Ponderado de Grandeza (VPG). Estado com maior número de empresas da lista, com 196, o RS também é sede da primeira colocada do ranking, o Grupo Gerdau.
Confira a lista das dez melhores colocadas e a tabela completa com os números das empresas da região.
1° – Grupo Gerdau (Porto Alegre/RS)
2° – Bunge Alimentos (Gaspar/SC)
3º – BRF (Concórdia/SC)
4º – Copel e Controladas (Curitiba/PR)
5º – Sicredi (Porto Alegre/RS)
6º – WPA Participações e Serviços (Jaraguá do Sul/SC)
7º – Banrisul (Porto Alegre/RS)
8º – Klabin (Telêmaco Borba/PR)
9º – Coamo Agroindustrial Cooperativa (Campo Mourão/PR)
10º – Engie Brasil Energia (Florianópolis/SC)