A final do Regional Aslivata começa a ser disputada em Capitão. Às 17h deste domingo, inicia o primeiro confronto entre 7 de Setembro e Juventude. Por ter melhor campanha, o 7 joga pelos empates.
Depois de 12 anos, o 7 de Setembro finalmente disputará uma final de Regional. Em 2006, o time se classificou à decisão, mas foi eliminado devido à escalaçaõ irregular de um atleta e deu a vaga ao Ser São Rafael.
A campanha do grupo é algo invejável. O time comandado por Arlei Haefliger perdeu apenas um jogo em 12 disputados. Tem os melhores ataque e defesa da competição. Outra façanha é não ter perdido em casa nesta temporada, a exemplo do Juventude. Neste domingo, Haefliger não poderá contar com o atacante Fusca, expulso.
Já o Juventude aposta no poder da dupla de ataque. Juntos, Joceir e Maiquel Kalkmann marcaram 16 dos 23 gols do time. Agora têm a missão de furar a melhor defesa do campeonato. O 7 de Setembro sofreu apenas cinco gols em 12 partidas.
Aspirante
As equipes mais tradicionais da categoria decidem o título desta edição. Juntas, Ser São Cristóvão e Rui Barbosa têm sete taças. Elas chegam pela quinta vez a uma final da categoria.
Vencedor em 2000, 2004 e 2006, o Rui Barbosa busca o quarto título. Para a partida, o técnico Vilmar Siqueira terá o desfalque de Yago Ferreira, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
O time de Arroio do Meio venceu nove jogos dos 12 disputados. Empatou um e perdeu dois. Marcou 21 gols e sofreu 12. Os artilheiros são Cesar Geske, Léo Krein e Mateus Trasel, todos com três gols.
Já o Ser São Cristóvão retorna a uma decisão de Regional após oito anos. O time aposta no bom retrospecto em finais para conquistar o pentacampeonato. Nas outras quatro vezes em que chegou na final, venceu todas: 2007, 2008, 2009 e 2010.
Para repetir o feito de oito anos atrás, a agremiação aposta no entrosamento dos atletas. Em 12 jogos, venceu nove, empatou dois e perdeu um. Marcou 30 gols e sofreu oito.
No domingo, o treinador Gustavo Zanatta não terá Jordan Lopes e Fernando Führ, suspensos. Em contrapartida, Luis Augusto Silva volta de suspensão.
Veterano
A categoria veterano terá uma decisão inédita. Estudiantes (Lajeado) e Assespe (Venâncio Aires). A partida ocorre no bairro Conventos, em Lajeado.
O Estudiantes chega à final com a melhor campanha e por isso tem a vantagem de jogar por dois empates. O clube venceu sete jogos, empatou dois e perdeu um. Marcou 25 gols e sofreu oito.
Já a Associação Esportiva São Pedro (Assespe) chega à decisão com a segunda melhor campanha e a vantagem de decidir em casa, por ter a melhor disciplina do campeonato – 100 pontos. Venceu cinco jogos, empatou três e perdeu outros dois. Marcou 21 gols e sofreu 13.
Jogos
Veterano
Final/Jogo de ida
Conventos/Lajeado – 10h
Estudiantes x Assespe
Aspirante
Final/Jogo de ida
Capitão/15h
Ser São Cristóvão x Rui Barbosa
Titular
Final/Jogo de ida
Capitão
7 de Setembro x Juventude
Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br