A Associação de Moradores do Centro (Amorcentro) organiza um ato simbólico em defesa do complexo da antiga fábrica da Polar. Conforme projeto apresentado pelo Executivo e aprovado na câmara de vereadores, parte do imóvel será repassada ao Estado. A intenção é demolir o prédio para a construção da nova sede do Fórum da Comarca. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado (CAU/RS) também se posiciona contrário à proposta.
Morador de Estrela, Rene Sulzbach é um dos proponentes. “Várias ideias foram ventiladas em nosso grupo, a fim de que houvesse um engajamento da sociedade na tentativa de reverter a doação desta área especificamente”, afirma o voluntário.
Até o fechamento desta edição, havia cerca de 150 pessoas interessadas no evento, conforme postagem na rede social Facebook. O ato simbólico, denominado Abrace nossa história, abrace a Polar, deve iniciar com uma concentração na Praça Menna Barreto. “Queremos expressar publicamente nossa preocupação com a falta de valorização e preservação da história de nossa Estrela.”
Além disso, explica Sulzbach, serão recolhidas assinaturas para um abaixo-assinado. “Vamos juntar essas com a petição on-line”, acrescenta. No site Avaaz, já são mais de duas mil manifestações de apoio ao grupo que pretende impedir a demolição do complexo. A intenção é chegar a dez mil, conforme os organizadores.

Em setembro de 1999, moradores e funcionários fizeram um ato similar ao marcado para este fim de semana. Na época, unidade apresentava sinais de queda. Em 2006, fábrica encerrou as atividades no local
Relembre
Na sessão do dia 12 de novembro, dez vereadores aprovaram projeto encaminhado pelo prefeito Rafael Mallmann, que autoriza a doação de parte do complexo ao Estado, para a construção do novo Fórum da Comarca de Estrela. Trata-se de uma área de 2.178 metros quadrados, avaliada em pouco mais de R$ 2 milhões. O município também deve gastar cerca de R$ 400 mil na demolição.
A lei já foi sancionada pelo prefeito, mas ainda não ocorreu a doação por meio do Registro de Imóveis.
Abraço em 1999
Em agosto de 1999, logo após o anúncio da fusão das duas maiores cervejarias do Brasil, iniciou a derrocada da fábrica, fundada em 1912. No dia 7 de setembro, ocorreu uma histórica mobilização popular com um abraço simbólico ao complexo. Eram mais de quatro mil estrelenses. Naquele momento, também foi criado o slogan: “Pô Polar, Estrela é teu lar”. Também iniciou a mobilização de líderes regionais para evitar que o Cade autorizasse tal fusão. Sete anos depois, a Ambev encerrou todas as atividades na cidade.
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br