Ah, o verão! Calor, praia, piscina e churrasco – melhor ainda com uma cerveja bem gelada… Mas tem que ser a American Lager ou a American Light Lager de sempre? Quem sabe neste verão vamos experimentar uma cerveja nova, que certamente não foi pensada, mas que combina muito com a estação? É a Witbier.
Antes de falarmos da Witbier, devemos dar algumas explicações de termos técnicos que vamos começar a usar para falar de estilos de cervejas.
IBU: International Bitterness United é a medida internacional utilizada para se falar do amargor da cerveja. Uma cerveja comum de supermercado, como uma American Light Lager, tem IBU entre 8 e 12. Algumas cervejas podem passar de 75 IBU.
ABV: Alcohol by Volume é o volume de álcool presente na cerveja após a fermentação, normalmente apresentados nos rótulos como “%vol”, podendo ir de 5% até 12%, igual a um bom vinho.
Drinkability: é a junção das palavras “drink” (beber) e “hability” (habilidade). Seria o quanto uma cerveja é “bebível”; é uma sensação subjetiva de quanto uma cerveja é boa de se beber e pede um segundo ou terceiro copo.
Voltemos, então, à Witibier. É uma cerveja da escola Belga, à base de trigo, leve e refrescante. Apresenta cor amarelo palha ou amarelo claro e, sendo turva, não tem aquele brilho clássico das Pilsens.
Diferentemente das Weiss, ela pode levar alguns condimentos que reforçam o picante do aroma proveniente da fermentação. A adição clássica é casca de laranja e sementes de coentro, mas pode levar desde cascas de limão siciliano, pimentas diversas, cardamomo, canela ou camomila.
A Witbier tem o IBU entre 8 e 20, sendo uma cerveja bem equilibrada no amargor. Apresenta um sabor doce que remete a um mel bem suave, com um sabor picante e condimentado que refresca a boca – uma leve acidez ajuda muito no drinkability da cerveja.
Esse estilo belga tem mais de 400 anos de existência, mas estava moribundo em 1950, quando Pierre Celis, na cidade de Hoegaarden, reabriu uma cervejaria que estava fechada e recuperou o estilo. Essa cerveja é fácil de achar nos empórios e supermercados locais. As cervejarias artesanais gostam de produzir as Witbiers como uma cerveja de verão um pouco frutada.
Harmonização com Witbier: por ser bem leve, refrescante e frutada, harmoniza muito bem com pratos de verão, como saladas, sanduíches leves e pratos leves à base de peixe, como ceviche, poke e sushi. Quer sugerir um assunto? Escreva para gastro@jornalahora.inf.br. Vamos falar de cerveja!